(15) 3526-8888

Postado em 06/02/2023

Boas-Vindas, ingressantes aos cursos de AGRONOMIA e de ENGENHARIA FLORESTAL da FAIT!

NOSSA CONVERSA, NESTE ACOLHIMENTO,  É SOBRE A PRODUÇÃO AGRÍCOLA E FLORESTAL... 
 
Essa pergunta talvez esteja no vosso imaginário: Qual a contribuição da FAIT para o desenvolvimento da região de Itapeva nos campos da produção sustentável da Agricultura e das Florestas?
 
Os Cursos de AGRONOMIA e de ENGENHARIA FLORESTAL ministrados pela FAIT,  há 26 anos vêm contribuindo com a formação superior de profissionais - nas áreas de Agricultura e de Florestas. 
Os profissionais aqui formados, têm atuado profissionalmente para com o desenvolvimento agrícola e Florestal da região. 
O Brasil é um país pautado na agricultura e a cidade de Itapeva é eminentemente  agrícola!
 
A cidade de Itapeva, que fica a 285 quilômetros de São Paulo, mudou muito, a partir de 2014,  após a criação da Região Administrativa. A partir desse marco, Itapeva passou a ser a sede da 16° região administrativa do Estado de São Paulo. E,  foram  unificadas  as ações sociais e econômicas em 32 cidades desta área carente do estado:
Angatuba, Campina do Monte Alegre, Buri, Capão Bonito, Ribeirão Branco, Apiaí, Iporanga, Coronel Macedo, Itaí, Arandu, Paranapanema, Itaberá, Taquarituba, Tejupá, Piraju, Riversul, Itararé, Bom Sucesso de Itararé, Barra do Chapéu, Itaoca, Ribeira, Itapirapuã Paulista, Fartura, Taguaí, Barão de Antonina, Itaporanga, Nova Campina, Ribeirão Grande, Sarutaiá, Taquarivaí e Guapiara.
São regiões com altos índices de pobreza que passaram à produção agrícola com tecnologia e profissionalismo e, hoje, Itapeva é o município com a maior produção de grãos do Estado. 
 
Itapeva, como expoente na produção de grãos,  é grandemente responsável pelo agronegócio e pela agroindústria paulista. A região também se destaca como a maior produtora de minérios do Estado.
Isso é motivo de Orgulho para Itapeva! 
E, deixa evidente que os cursos de AGRONOMIA e de ENGENHARIA FLORESTAL ministrados pela FAIT têm contribuído na construção do desenvolvimento econômico desta região - sustentada pela agricultura. 
 
O compromisso da FAIT, em seus cursos  na área das ciências agrícolas é formar profissionais técnica e cientificamente preparados para lidar com as monoculturas e agronegócios , e, com a mesma ênfase, para atuar na Extensão Rural à agricultura familiar,  ao pequeno agricultor que precisa viver da terra e precisa de orientações sobre manejo de culturas com custo baixo e de soluções alternativas que caibam nos seus bolsos...A agrofloresta, agricultura com sustentabilidade e ecologicamente corretas, aproveitamento de insumos, defensivos saudáveis, controle de pragas, etc,  são os conteúdos que formam os profissionais saídos da FAIT,  aptos ao mercado dos grandes produtores, com conhecimentos de agricultura de precisão e tecnologia avançada, mas também com alternativas tecnológicas aos pequenos produtores, que fazem a grandeza desse país - cujo PIB depende dos conhecimentos aqui ministrados.
 
O PIB, é a soma dos bens e serviços finais produzidos no país. A EMBRAPA diz que o agro brasileiro alimenta o mundo! Afirmam Elísio Contini e Adalberto Aragão,  ambos pesquisadores da EMBRAPA, que o "Agro brasileiro alimenta 800 milhões de pessoas”, destas - 200 milhões de pessoas são do Brasil. Segundo ainda os mesmos pesquisadores nos últimos dez anos, a participação brasileira no mercado mundial de alimentos saltou de 20,6 bilhões para 100 bilhões de dólares, E mais, carne, soja, milho, algodão e produtos florestais lideraram o avanço do agronegócio brasileiro nesse período.
 
A produção de produtos florestais, portanto, alavanca também a economia brasileira, e em Itapeva  se concentram as principais áreas de reflorestamento do Estado de São Paulo. 
 
A FAIT, através dos docentes altamente preparados forma Agrônomos e Engenheiros Florestais com sólida base ecológica,  preservadores do meio ambiente, empreendedores responsáveis e, técnica e cientificamente preparados para o mercado de produção sustentável. Forma médicos de plantas e de Florestas, capazes de atuar na Medicina Preventiva dos vegetais. Estes, atuam de forma a prevenir doenças nas plantas, de forma a minimizar  a intervenção curativa, que serve às indústrias de lucro. Forma Profissionais que atuam técnica e cientificamente preparados,
com o solo estudado e  pré preparado, apto ao desenvolvimento das sementes que foram selecionadas e tratadas, cujos embriões serão bem conduzidos e alimentados - para o robusto crescimento e farta produção... Os cultivares dependem dessa Agricultura preventiva, focada no CURSO DE AGRONOMIA da FAIT.  E, também, na produção e condução das FLORESTAS, os tratos preventivos são os mesmos que na produção agrícola. 
A Atenção Básica na produção agrícola sustentável e integrada às florestas, vem sendo disseminada na Fait, há 26 anos, contribuindo para o desenvolvimento econômico desta região,  e, demonstrando que a cidade de  ITAPEVA, é Território da FAIT!

FAEF FAIT FAIP Eduvale

Newsletter

Receba informativos e novidades em seu email


Fale Conosco

(15) 3526-8888
Copyright © 2023 GRUPO FAEF. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por FAIT.