O CURSO DE PSICOLOGIA DA FAIT
Com o curso de PSICOLOGIA na FAIT, o setor da saúde passa a desfrutar de perspectivas mais favoráveis com essa expansão, uma vez que a importância do movimento é histórica. A FAIT se destaca como protagonista no processo de expansão do ensino superior, gerando um efeito extraordinário no desenvolvimento, na justiça social, na distribuição de oportunidades em todas regiões de abrangência do projeto.
A Educação Superior viabiliza o desenvolvimento regional e o oferecimento do Curso de PSICOLOGIA, certamente, é o agente da definitiva incorporação da região ao mapa do desenvolvimento do Estado de São Paulo.
Tem-se como objetivo geral, na implementação do Curso de PSICOLOGIA da FAIT, a formação de profissionais generalistas, humanistas, críticos e reflexivos, capacitados a absorver e a desenvolver novas tecnologias, com atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais e formação técnico científica, amparada em princípios éticos, humanísticos e sociais, dentro de uma abordagem integral do processo saúde doença, com equilíbrio entre excelência técnica e relevância social.
O curso de Psicologia da FAIT objetiva ainda, proporcionar conhecimentos pautados na ciência para que seja possível compreender a natureza dos fenômenos psicológicos e comportamentais dos indivíduos e do grupo social em que ele está historicamente inserido – sempre ajustado com os princípios éticos, instrumentos e metodologias de análise e intervenção aceitos pela classe profissional, representada por seus conselhos.
A Formação do aluno, diferenciada nas duas ênfases curriculares oferecidas pela FAIT, se define como um conjunto delimitado e articulado de competências específicas que configuram oportunidades de concentração e consolidação de estudos e estágios, em dois domínios da Psicologia: 1. Psicologia e processos clínicos e 2. Psicologia e processos de prevenção e promoção da saúde e processos educativos.
A formação do aluno nestas duas Ênfases Curriculares se inicia com o conhecimento básico adquirido no Núcleo Comum, principalmente nas unidades curriculares obrigatórias mais diretamente relacionadas a estas duas temáticas de estudo. Este conhecimento se concentra e se aprofunda, em seguida, nas ênfases curriculares, através da continuação de sua formação em unidades curriculares optativas (apresentadas na tabela 2) e estágios específicos.
O aluno poderá cursar as unidades curriculares oferecidas na ênfase de sua escolha ou optar por cursar as duas ênfases curriculares. Será incentivada a formação do aluno nas duas ênfases curriculares, visando uma formação mais completa e generalista, sem, no entanto, restringir sua liberdade de escolha por uma única ênfase curricular.
Competências da Ênfase Curricular em Psicologia e processos clínicos: esta ênfase implica na concentração de competências referentes ao uso e ao desenvolvimento de diferentes recursos, estratégias e instrumentos de observação e avaliação úteis para a compreensão diagnóstica em diversos domínios e níveis de ação profissional – além das seguintes competências:
Competências da Ênfase Curricular em Psicologia e processos de prevenção e promoção da saúde e processos educativos: que consiste na concentração em competências que garantam ações de caráter preventivo, em nível individual e coletivo, voltadas à capacitação de indivíduos, grupos, instituições e comunidades para protegerem e promoverem a saúde e a qualidade de vida, em diferentes contextos em que tais ações possam ser demandadas, além de compreender as necessidade e realizar procedimentos que envolvam o processo de educação e de ensino-aprendizagem através do desenvolvimento de conhecimentos habilidades, atitudes e valores - além das seguintes competências:
Por todos os aspectos mencionados acima, a FAIT tem a certeza de que vem cumprindo seu papel de liderança neste processo, justificando a necessidade de continuar lutando pela expansão e acesso da comunidade à Educação Superior, conforme previsto no Plano Nacional de Educação.
PERFIL PROFISSIONAL DO EGRESSO
O egresso do curso de Psicologia da FAIT deve ser capaz de exercer a profissão com ética, embasamento teórico e qualidade técnica nos diversos contextos que demandam a investigação, análise, avaliação, prevenção e atuação em processos psicológicos e psicossociais e na promoção da qualidade de vida – articulando teoria e prática.
A formação do profissional deve contribuir com o desenvolvimento de competências e habilidades que permitem ao profissional, dentre outras coisas:
MERCADO DE TRABALHO
Sendo considerada a profissão do futuro, a Psicologia se firmou como uma área com grande margem para expansão, tendo em vista o aumento no número de demandas psicológicas e a ampla variedade de escolhas para o mercado de trabalho, já que o profissional pode trabalhar em esferas públicas e privadas.
O psicólogo pode atuar na tradicional área clínica – com terapia individual, em grupo, de casal ou familiar, além de avaliações psicológicas e neuropsicológicas – ou ainda pode atender demandas de sofrimento e apoio psicológico em hospitais, serviços de prevenção e promoção de saúde, escolas, áreas esportivas ou sociais.
Outra possibilidade de atuação com grande expansão para psicólogos é a área de gestão de pessoas e recursos humanos de empresas, que visa melhorar o desempenho de seus funcionários, além de prevenir e tratar sofrimentos psicológicos decorrentes da função laboral exercida.
O público atendido pelos psicólogos é diversificado, alcançando crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos. Essa classe profissional preocupa-se com o desenvolvimento humano, trabalhando a qualidade de vida e a promoção da saúde mental.
INOVAÇÕES PEDAGÓGICAS SIGNIFICATIVAS
METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO e APRENDIZAGEM
PROJETOS PARALELOS INTEGRADORES
Horário
Matrizes Curriculares
Grades de estágio 2023/1
CORPO DOCENTE – CURSO PSICOLOGIA
DANIELY CRISTINA SOUZA BITTENCOURT
Coordenadora do curso de Psicologia – FAIT
Resp. Técnica pelo Serviço-escola de Psicologia - FAIT
Psicóloga pelo Centro Universitário de Várzea Grande – UNIVAG
Mestranda em Psicologia pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT
Associada ao Corpo Freudiano Escola de Psicanálise Núcleo São Paulo – CFEPNSP
Área de atuação Clínica e Pesquisa: Psicanálise.
LUCAS ASSIS DIAS BATISTA
Coordenador Adjunto do curso de Psicologia – FAIT
Psicólogo pelo Centro Universitário Sudoeste Paulista (UNIFSP).
Especialista em Psicologia do Trânsito pela Faculdade IBRA.
RODRIGO GUIHEN E SILVA
Psicólogo pela Universidade Mackenzie.
Mestre em Aprendizagem e Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (USP).
THAIS DOS SANTOS BORGES
Psicóloga pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP).
Especialista em Psicologia do Trânsito pela Faculdade Unyleya.
Especialista em Psicologia da Aprendizagem, do desenvolvimento e da personalidade pela Faculdade Unyleya.
MAYARA SALLES BAZ
Psicóloga pelo Centro Universitário Sudoeste Paulista (UNIFSP).
Especialista em Neuropsicologia pela Faculdade de Venda Nova do Imigrante (FAVENI).
Especialista em Técnica Cognitivo-Comportamental pela Faculdade de Venda Nova do Imigrante (FAVENI).
MARCELO ALVES DE OLIVEIRA ARRUDA
Psicólogo pela Faculdades Adamantinenses (FAI).
Especialista em Planejamento Educacional e Docência no Ensino Superior pela Escola Superior Aberta do Brasil (ESAB).
LUCIANE GALVÃO DE MORAIS VIEIRA
Licenciatura e Bacharelado em Psicologia pela Universidade do Sagrado Coração (USC).
Especialista em Psicopedagogia pela Faculdades Integradas de Itararé (FAFIT).
DORIVAL PINHEIRO GARCIA
Licenciatura em Matemática pela Associação de Ensino de Itapetininga.
Graduação em Engenharia Industrial pela Universidade Estadual Paulista (UNESP).
Mestrado e Doutorado em Engenharia Mecânica - área de Energia.
ANA CRISTINA ALVES
Psicóloga pela Universidade Paulista (UNIP).
Especialista em Terapia Familiar pela Faculdade Venda Nova do Imigrante.
Pós-Graduanda em Psicologia Perinatal e da Paternidade pelo Instituto Meteronline.
LUCIANA GEORGETTI ALBUQUERQUE GALVÃO
Bacharel e Licenciatura em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP).
Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade Internacional de Curitiba (FACINTER).
Especialista em Neuroaprendizagem pela Faculdade São Braz.
Especialista em Neuropsicologia pela Faculdade de Ipatinga.
Informações |
|
Duração |
5 Anos |
Formação |
Bacharelado |
Turno |
Noturno |
Vagas |
100 anuais |