(15) 3526-8888
Graduação em

Psicologia

Clique aqui e inscreva-se!

Sobre o Curso

 

O CURSO DE PSICOLOGIA DA FAIT

 

Com o curso de PSICOLOGIA na FAIT, o setor da saúde passa a desfrutar de perspectivas mais favoráveis com essa expansão, uma vez que a importância do movimento é histórica. A FAIT se destaca como protagonista no processo de expansão do ensino superior, gerando um efeito extraordinário no desenvolvimento, na justiça social, na distribuição de oportunidades em todas regiões de abrangência do projeto.

A Educação Superior viabiliza o desenvolvimento regional e o oferecimento do Curso de PSICOLOGIA, certamente, é o agente da definitiva incorporação da região ao mapa do desenvolvimento do Estado de São Paulo.

Tem-se como objetivo geral, na implementação do Curso de PSICOLOGIA da FAIT, a formação de profissionais generalistas, humanistas, críticos e reflexivos, capacitados a absorver e a desenvolver novas tecnologias, com atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais e formação técnico científica, amparada em princípios éticos, humanísticos e sociais, dentro de uma abordagem integral do processo saúde doença, com equilíbrio entre excelência técnica e relevância social.

O curso de Psicologia da FAIT objetiva ainda, proporcionar conhecimentos pautados na ciência para que seja possível compreender a natureza dos fenômenos psicológicos e comportamentais dos indivíduos e do grupo social em que ele está historicamente inserido – sempre ajustado com os princípios éticos, instrumentos e metodologias de análise e intervenção aceitos pela classe profissional, representada por seus conselhos.

A Formação do aluno, diferenciada nas duas ênfases curriculares oferecidas pela FAIT, se define como um conjunto delimitado e articulado de competências específicas que configuram oportunidades de concentração e consolidação de estudos e estágios, em dois domínios da Psicologia: 1. Psicologia e processos clínicos e 2. Psicologia e processos de prevenção e promoção da saúde e processos educativos.

A formação do aluno nestas duas Ênfases Curriculares se inicia com o conhecimento básico adquirido no Núcleo Comum, principalmente nas unidades curriculares obrigatórias mais diretamente relacionadas a estas duas temáticas de estudo. Este conhecimento se concentra e se aprofunda, em seguida, nas ênfases curriculares, através da continuação de sua formação em unidades curriculares optativas (apresentadas na tabela 2) e estágios específicos.

O aluno poderá cursar as unidades curriculares oferecidas na ênfase de sua escolha ou optar por cursar as duas ênfases curriculares. Será incentivada a formação do aluno nas duas ênfases curriculares, visando uma formação mais completa e generalista, sem, no entanto, restringir sua liberdade de escolha por uma única ênfase curricular.

 

Competências da Ênfase Curricular em Psicologia e processos clínicos: esta ênfase implica na concentração de competências referentes ao uso e ao desenvolvimento de diferentes recursos, estratégias e instrumentos de observação e avaliação úteis para a compreensão diagnóstica em diversos domínios e níveis de ação profissional – além das seguintes competências:

  1. Identificar e analisar necessidades de natureza psicológica, diagnosticar, elaborar projetos, planejar e agir de forma coerente com referenciais teóricos e características da população-alvo;
  2. Escolher e utilizar instrumentos e procedimentos de coleta de dados em Psicologia, tendo em vista sua pertinência;
  3. Realizar diagnóstico e avaliação de processos psicológicos de indivíduos e grupos;
  4. Realizar orientação, aconselhamento psicológico e psicoterapia;
  5. Elaborar relatos científicos, pareceres técnicos, laudos e outras comunicações profissionais.

 

Competências da Ênfase Curricular em Psicologia e processos de prevenção e promoção da saúde e processos educativos: que consiste na concentração em competências que garantam ações de caráter preventivo, em nível individual e coletivo, voltadas à capacitação de indivíduos, grupos, instituições e comunidades para protegerem e promoverem a saúde e a qualidade de vida, em diferentes contextos em que tais ações possam ser demandadas, além de compreender as necessidade e realizar procedimentos que envolvam o processo de educação e de ensino-aprendizagem através do desenvolvimento de conhecimentos habilidades, atitudes e valores -  além das seguintes competências:

  1. Analisar o campo de atuação profissional e seus desafios contemporâneos;
  2. Analisar o contexto em que atua profissionalmente em sua dimensão institucional, explicitando a dinâmica das interações entre os seus agentes sociais;
  3. Identificar, definir e formular questões de investigação científica no campo da Psicologia;
  4. Atuar inter e multiprofissionalmente, sempre que a compreensão dos processos e fenômenos envolvidos assim o recomendar;
  5. Atuar, profissionalmente, em diferentes níveis de ação, de caráter preventivo ou terapêutico, considerando as características das situações e dos problemas específicos com os quais se depara.

Por todos os aspectos mencionados acima, a FAIT tem a certeza de que vem cumprindo seu papel de liderança neste processo, justificando a necessidade de continuar lutando pela expansão e acesso da comunidade à Educação Superior, conforme previsto no Plano Nacional de Educação.

 

PERFIL PROFISSIONAL DO EGRESSO

O egresso do curso de Psicologia da FAIT deve ser capaz de exercer a profissão com ética, embasamento teórico e qualidade técnica nos diversos contextos que demandam a investigação, análise, avaliação, prevenção e atuação em processos psicológicos e psicossociais e na promoção da qualidade de vida – articulando teoria e prática.

A formação do profissional deve contribuir com o desenvolvimento de competências e habilidades que permitem ao profissional, dentre outras coisas:

  1. Identificar e analisar necessidades de natureza psicológica, diagnosticar, elaborar projetos, planejar e agir de forma coerente, levantando informações bibliográficas em indexadores, periódicos, livros, manuais técnicos e outras fontes especializadas.
  2. Coordenar e manejar processos grupais, considerando as diferenças individuais e socioculturais dos seus membros.
  3. Atuar, profissionalmente, em diferentes níveis de ação, de caráter preventivo ou terapêutico, considerando as características das situações e dos problemas específicos com os quais se depara.
  4. Realizar orientação, aconselhamento psicológico e psicoterapia – analisando, descrevendo e interpretando relações entre contextos e processos psicológicos e comportamentais, por meio de manifestações verbais e não verbais.
  5. Realizar diagnóstico de processos psicológicos e avaliar fenômenos humanos de ordem cognitiva, comportamental e afetiva em diferentes contextos, de indivíduos, grupos e organizações.

Competências e Habilidades:

 

 

 

 

 

MERCADO DE TRABALHO

Sendo considerada a profissão do futuro, a Psicologia se firmou como uma área com grande margem para expansão, tendo em vista o aumento no número de demandas psicológicas e a ampla variedade de escolhas para o mercado de trabalho, já que o profissional pode trabalhar em esferas públicas e privadas.

O psicólogo pode atuar na tradicional área clínica – com terapia individual, em grupo, de casal ou familiar, além de avaliações psicológicas e neuropsicológicas – ou ainda pode atender demandas de sofrimento e apoio psicológico em hospitais, serviços de prevenção e promoção de saúde, escolas, áreas esportivas ou sociais.

Outra possibilidade de atuação com grande expansão para psicólogos é a área de gestão de pessoas e recursos humanos de empresas, que visa melhorar o desempenho de seus funcionários, além de prevenir e tratar sofrimentos psicológicos decorrentes da função laboral exercida.

O público atendido pelos psicólogos é diversificado, alcançando crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos. Essa classe profissional preocupa-se com o desenvolvimento humano, trabalhando a qualidade de vida e a promoção da saúde mental.

 

INOVAÇÕES PEDAGÓGICAS SIGNIFICATIVAS

METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO e APRENDIZAGEM

PROJETO FLORESCENDO

PROJETOS PARALELOS INTEGRADORES

 

 

Horário

Horário 2022/2

Horário 2023/1

 

 

Grades Curriculares

 Matriz Curricular 2018

 Matriz Curricular 2019

 Matriz Curricular 2020

 Matriz Curricular 2021

 Matriz Curricular 2022

 

Corpo Docente

CORPO DOCENTE – CURSO PSICOLOGIA

 

DANIELY CRISTINA SOUZA BITTENCOURT

Coordenadora do curso de Psicologia – FAIT

Resp. Técnica pelo Serviço-escola de Psicologia - FAIT

Psicóloga pelo Centro Universitário de Várzea Grande – UNIVAG

Mestranda em Psicologia pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT

Associada ao Corpo Freudiano Escola de Psicanálise Núcleo São Paulo – CFEPNSP

Área de atuação Clínica e Pesquisa: Psicanálise.

 

LUCAS ASSIS DIAS BATISTA

Coordenador Adjunto do curso de Psicologia – FAIT

Psicólogo pelo Centro Universitário Sudoeste Paulista (UNIFSP).

Especialista em Psicologia do Trânsito pela Faculdade IBRA.

 

BRENDA YURI DE FREITAS OLIVEIRA

Psicóloga pelo Centro Universitário Sudoeste Paulista (UNIFSP).

Especialista em Investigação Criminal e Psicologia Forense pela UniAmerica.

 

RODRIGO GUIHEN E SILVA

Psicólogo pela Universidade Mackenzie.

Mestre em Aprendizagem e Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (USP).

 

THAIS DOS SANTOS BORGES

Psicóloga pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP).

Especialista em Psicologia do Trânsito pela Faculdade Unyleya.

Especialista em Psicologia da Aprendizagem, do desenvolvimento e da personalidade pela Faculdade Unyleya.

 

MAYARA SALLES BAZ

Psicóloga pelo Centro Universitário Sudoeste Paulista (UNIFSP).

Especialista em Neuropsicologia pela Faculdade de Venda Nova do Imigrante (FAVENI).

Especialista em Técnica Cognitivo-Comportamental pela Faculdade de Venda Nova do Imigrante (FAVENI).

 

MARCELO ALVES DE OLIVEIRA ARRUDA

Psicólogo pela Faculdades Adamantinenses (FAI).

Especialista em Planejamento Educacional e Docência no Ensino Superior pela Escola Superior Aberta do Brasil (ESAB).

 

LUCIANE GALVÃO DE MORAIS VIEIRA

Licenciatura e Bacharelado em Psicologia pela Universidade do Sagrado Coração (USC).

Especialista em Psicopedagogia pela Faculdades Integradas de Itararé (FAFIT). 

 

DORIVAL PINHEIRO GARCIA

Licenciatura em Matemática pela Associação de Ensino de Itapetininga.

Graduação em Engenharia Industrial pela Universidade Estadual Paulista (UNESP).

Mestrado e Doutorado em Engenharia Mecânica - área de Energia.

 

ANA CRISTINA ALVES

Psicóloga pela Universidade Paulista (UNIP).

Especialista em Terapia Familiar pela Faculdade Venda Nova do Imigrante.

Pós-Graduanda em Psicologia Perinatal e da Paternidade pelo Instituto Meteronline.

 

LUCIANA GEORGETTI ALBUQUERQUE GALVÃO

Bacharel e Licenciatura em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP).

Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade Internacional de Curitiba (FACINTER). 

Especialista em Neuroaprendizagem pela Faculdade São Braz.

Especialista em Neuropsicologia pela Faculdade de Ipatinga. 

Informações
Duração
5 Anos
Formação
Bacharelado
Turno
Noturno
Vagas
100 anuais
FAEF FAIT FAIP Eduvale

Newsletter

Receba informativos e novidades em seu email


Fale Conosco

(15) 3526-8888
Copyright © 2017 GRUPO FAEF. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por StrikeOn.