Perfil do Egresso
O novo Pedagogo é um profissional capaz de desempenhar funções de docência, orientação educacional, orientação profissional, coordenação pedagógica, assessoramento, consultoria, pesquisa, inspeção, planejamento, avaliação em sistemas educacionais, redes escolares, unidades escolares públicas e privadas, empresas, programas, projetos, atuar em novos campos de atuação como hospitais e consultorias, e em quaisquer outras instituições ou situações onde se realizem atividades de ensino-aprendizagem.
Objetivo Geral
Tem-se como objetivo geral, para o curso de Pedagogia da FAIT, a formação de profissionais capazes de atuar com excelência na Docência na Educação Básica, com ênfase na Educação Infantil e nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental e na Gestão Educacional (ingressantes até 2020) - profissionais generalistas, humanistas, críticos e reflexivos, capacitados a absorver e a desenvolver novas tecnologias, com atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, visando a atender às demandas da sociedade local e regional.
Objetivos Específicos
Desta maneira, o Curso de Pedagogia da FAIT objetiva preparar o pedagogo para:
a) planejar, desenvolver e avaliar a docência em diferentes contextos educativos, escolares e não-escolares;
b) coordenar, assessorar e avaliar a organização e o desenvolvimento do trabalho pedagógico em diferentes contextos educativos, escolares e não-escolares;
c) conhecer, analisar e refletir sobre as teorias da educação, tendo como referência a produção latino-americana e estabelecendo diálogo com pensamentos oriundos de outros contextos, a fim de elaborar propostas educacionais consistentes e inovadoras em contextos educativos escolares e não escolares;
d) investigar processos educativos que ocorrem em distintas situações institucionais (escolares, assistenciais, comunitárias, empresariais ou outras), desenvolvendo estratégias de sistematização, produção de material e divulgação dos saberes pedagógicos produzidos em tais processos;
e) apropriar-se criticamente das diversas formas, procedimentos, métodos e técnicas através das quais se acessa e produz os conhecimentos acumulados pela humanidade;
f) organizar estratégias político-pedagógicas que possibilitem o acesso e apropriação da produção multicultural da humanidade;
g) investigar e compreender a diversidade cultural da região de Itapeva e do país, considerando as questões étnicas, estéticas, sexuais, de gênero, das lutas sociais, etc., tomando-as como referência na construção de projetos curriculares e produção de materiais pedagógicos;
h) garantir que os aspirantes dominem, efetivamente os conhecimentos linguísticos, matemáticos, das ciências naturais e das humanidades;
i) proporcionar situações de investigação que possibilitem a reflexão do processo de ensino e aprendizagem;
INOVAÇÕES PEDAGÓGICAS SIGNIFICATIVAS
METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO e APRENDIZAGEM
PROJETOS PARALELOS INTEGRADORES
Campus FAIT:
Sala de Aula Personalizada
Laboratório de Informática
Biblioteca
Brinquedoteca
Horário
Grades Curriculares
Matriz Pedagogia Curricular 2019
Matriz Pedagogia Curricular 2020
Matriz Pedagogia Curricular 2021
Matriz Pedagogia Curricular 2022
MATRIZ CURRICULAR do CURSO DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA GRADUADOS NÃO LICENCIADOS
MATRIZ CURRICULAR do CURSO DE SEGUNDA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA para FORMAÇÃO MULTIDISCIPLINAR EM EDUCAÇÃO INFANTIL
MATRIZ CURRICULAR do CURSO DE SEGUNDA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA para FORMAÇÃO MULTIDISCIPLINAR PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
MATRIZ CURRICULAR do CURSO DE SEGUNDA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA PARA FORMADOS NA ÁREA DIVERSA DA FORMAÇÃO ORIGINAL
MATRIZ CURRICULAR do CURSO DE SEGUNDA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA PARA FORMADOS NA ÁREA
Corpo Docente do CURSO DE PEDAGOGIA DA FAIT
VALDA APARECIDA ANTUNES CERDEIRA
PROFESSORA COORDENADORA DO CURSO
Graduação em Ciências Físicas e Biológicas - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Itapetininga.
Graduação Plena em Matemática - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Itapetininga.
Licenciatura Plena em Pedagogia - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Itararé.
Especialista em Gestão Educacional pela Universidade Estadual de Campinas
Especialista em Educação - Faculdade de Educação São Luiz – Mantenedora: Associação Jaboticabalense de Educação e Cultura
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8439552967026332
EDILENE APARECIDA SIMÃO DE FREITAS
Graduação em Letras - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Itapetininga.
Graduação em Pedagogia - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Itapetininga.
Especialização em Violência Doméstica contra Crianças e Adolescentes - USP
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2406995855753765
EDNA DOS SANTOS MENDES CASTILHO
Graduação em Pedagogia - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP
Graduação em Direito - Fundação Karnig Bazarian, FKB
Especialização em TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA – TEA - FACULDADE UNINA, UNINA
Especialização em OS BEBÊS NA EDUCAÇÃO INFANTIL – UNINA
Especialização em LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL – UNINA
Especialização em LITERATURA INFANTIL - UNINA
Especialização em ESPECIALIZAÇÃO DOCÊNCIA EM EDUCAÇÃO INFANTIL - Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR
Especialização em Português: Língua e Literatura - Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.(2006)
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5305338030052841
GIRLENE APARECIDA DE QUEIROZ E SILVA
Graduação em Pedagogia - Faculdade Politecnica-Sumaré, POLI
Graduação em Letras - Língua Portuguesa - Universidade de Santo Amaro, UNISA
Especialização em LIBRAS - Centro Universitário Barão de Mauá – UNIMAUÁ
Especialização em Psicopedagogia - Universidade de Santo Amaro, UNISA
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1236405991457725
LUCIANO BRUNELLI LAMARI
Graduação em Geografia – USP.
Especialização em Gestão Empresarial – FAFIT.
Especialização em Ensino de Historia e Geografia - Faculdade Metodista de Itapeva.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7930877583179178
LUIZ HENRIQUE SANTOS FERRAZ
Graduação em Física - Instituto Federal de São Paulo - Campus Itapetininga
Graduação em Matemática - Universidade Metropolitana de Santos
Graduação em Pedagogia - Universidade Metropolitana de Santos
Especialização em DOCÊNCIA E PESQUISA PARA O ENSINO SUPERIOR - Universidade Metropolitana de Santos, Brasil (2019)
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4259821273304099
MARIA EMÍLIA SILVEIRA CAMARGO
Graduação em Direito – FAFIT/FACIC
Especialização em Direito Processual Civil – DAMÁSIO EDUCACIONAL
Especialização em Gestão Pública Municipal – UTFPF
Licenciatura em Pedagogia – IFSP
Mestranda em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos – UFSCAR
Currículo Lattes: http://
MARIA DE FÁTIMA PROENÇA DE SOUZA
Graduação em Pedagogia - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Itararé.
Graduação em Letras - Faculdade Metodista do Sul Paulista.
Especialização em Psicopedagogia Institucional - Faculdade de Educação São Luis.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5785329203585299
SÍLVIA CORRÊA MARQUES
Doutorado em Arqueologia. Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Mestrado em História Social. Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Graduação em Licenciatura em História. Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Graduação em História. Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
ID Lattes: http://lattes.cnpq.br/3928422966707096
RIBAMAR NOGUEIRA
Graduação em Licenciatura Plena em Educação Física - Faculdades Integradas de Itapetininga - Fundação Karnig Bazarian, FKB
Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar.
Especialização em Treinamento Esportivo - Faculdades Integradas de Itapetininga - Fundação Karnig Bazarian, FKB
Curriculo lattes: http://lattes.cnpq.br/6701042617732633
Informações |
|
Duração |
4 anos |
Formação |
Licenciatura Plena |
Turno |
Noturno |
Vagas |
100 anuais |
Matriz Curricular |
|
Portaria SERES nº 1.092 de 24/12/2015, Republicada no D.O.U DE 30/12/2015. |
|