(15) 3526-8888
Graduação em

Pedagogia

Clique aqui e inscreva-se!

Sobre o Curso

Perfil do Egresso

O novo Pedagogo é um profissional capaz de desempenhar funções de docência, orientação educacional, orientação profissional, coordenação pedagógica, assessoramento, consultoria, pesquisa, inspeção, planejamento, avaliação em sistemas educacionais, redes escolares, unidades escolares públicas e privadas, empresas, programas, projetos, atuar em novos campos de atuação como hospitais e consultorias, e em quaisquer outras instituições ou situações onde se realizem atividades de ensino-aprendizagem.

Objetivo Geral

Tem-se como objetivo geral, para o curso de Pedagogia da FAIT, a formação de profissionais capazes de atuar com excelência na Docência na Educação Básica, com ênfase na Educação Infantil e nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental e na Gestão Educacional (ingressantes até 2020) - profissionais generalistas, humanistas, críticos e reflexivos, capacitados a absorver e a desenvolver novas tecnologias, com atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, visando a atender às demandas da sociedade local e regional.

Objetivos Específicos

  • Desenvolver a habilidade de compreensão do contexto social-histórico, buscando alternativas curriculares fundamentadas na pesquisa, na diversidade cultural e na perspectiva de uma sociedade em transformação.
  • Formar profissionais capazes de atuar com competência, responsabilidade, dedicação e competência na Educação Infantil, nas séries iniciais do Ensino Fundamental e nas atividades de Coordenação e Gestão Educacional.
  • Garantir que os aspirantes dominem, efetivamente os conhecimentos básicos linguísticos, matemáticos, das ciências naturais e das humanidades;
  • Possibilitar a construção das habilidades de analisar e redimensionar o perfil profissional do licenciado em pedagogia para além do contexto da Faculdade.
  • Proporcionar situações de investigação que possibilitem a reflexão do processo de ensino e aprendizagem.

Desta maneira, o Curso de Pedagogia da FAIT objetiva preparar o pedagogo para:

a) planejar, desenvolver e avaliar a docência em diferentes contextos educativos, escolares e não-escolares;

 b) coordenar, assessorar e avaliar a organização e o desenvolvimento do trabalho pedagógico em diferentes contextos educativos, escolares e não-escolares;

c) conhecer, analisar e refletir sobre as teorias da educação, tendo como referência a produção latino-americana e estabelecendo diálogo com pensamentos oriundos de outros contextos, a fim de elaborar propostas educacionais consistentes e inovadoras em contextos educativos escolares e não escolares;

d) investigar processos educativos que ocorrem em distintas situações institucionais (escolares, assistenciais, comunitárias, empresariais ou outras), desenvolvendo estratégias de sistematização, produção de material e divulgação dos saberes pedagógicos produzidos em tais processos;

e) apropriar-se criticamente das diversas formas, procedimentos, métodos e técnicas através das quais se acessa e produz os conhecimentos acumulados pela humanidade;

f) organizar estratégias político-pedagógicas que possibilitem o acesso e apropriação da produção multicultural da humanidade;

g) investigar e compreender a diversidade cultural da região de Itapeva e do país, considerando as questões étnicas, estéticas, sexuais, de gênero, das lutas sociais, etc., tomando-as como referência na construção de projetos curriculares e produção de materiais pedagógicos;

h) garantir que os aspirantes dominem, efetivamente os conhecimentos linguísticos, matemáticos, das ciências naturais e das humanidades;

i) proporcionar situações de investigação que possibilitem a reflexão do processo de ensino e aprendizagem;

  1. desenvolver a habilidade de compreensão do contexto social-histórico, buscando alternativas curriculares fundamentadas na pesquisa, na diversidade cultural e na perspectiva de uma sociedade em transformação;
  2. possibilitar a construção das habilidades de analisar e redimensionar o perfil profissional do licenciado em pedagogia para além do contexto da Faculdade;
  3. buscar a formação de recursos humanos que, apoiados nos conceitos, metodologias, teorias e cases da Pedagogia, contribuam para o desenvolvimento de diferencial, capital humano, com vistas a atender necessidades da sociedade atual;
  4.  formar profissionais capazes e aptos para compreender as questões científicas, técnicas, sociais e econômicas que circunscrevem a produção de serviços e de seu gerenciamento, observados níveis graduais do processo de tomada de decisões;
  5. desenvolver competências e habilidades de gerenciamento qualitativo e adequado, revelando a assimilação de novas informações e apresentando flexibilidade intelectual e adaptabilidade contextualizada no trato de situações diversas, presentes ou emergentes, nos vários segmentos do campo de atuação do Pedagogo;
  6.  realizar pesquisa e análise que visem à adaptação do Curso à realidade local e regional, incluindo as melhores práticas.

 

INOVAÇÕES PEDAGÓGICAS SIGNIFICATIVAS

METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO e APRENDIZAGEM

PROJETO FLORESCENDO

PROJETOS PARALELOS INTEGRADORES

 

Campus FAIT:

 

Sala de Aula Personalizada

Laboratório de Informática

Biblioteca

Brinquedoteca

 

Horário

 Horário 2023/1

 

 

Grades Curriculares

 Matriz  Pedagogia Curricular 2019

 Matriz Pedagogia Curricular 2020

 Matriz  Pedagogia Curricular 2021

 Matriz Pedagogia Curricular 2022

 

 MATRIZ CURRICULAR  do CURSO DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA GRADUADOS NÃO LICENCIADOS

 

 MATRIZ CURRICULAR do CURSO DE SEGUNDA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA para FORMAÇÃO MULTIDISCIPLINAR EM EDUCAÇÃO INFANTIL

 MATRIZ CURRICULAR do CURSO DE SEGUNDA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA para FORMAÇÃO MULTIDISCIPLINAR PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

 

 MATRIZ CURRICULAR do CURSO DE SEGUNDA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA PARA FORMADOS NA ÁREA DIVERSA DA FORMAÇÃO ORIGINAL

 

 MATRIZ CURRICULAR do CURSO DE SEGUNDA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA PARA FORMADOS NA ÁREA

 

Corpo Docente

Corpo Docente do CURSO DE PEDAGOGIA DA FAIT

 

VALDA APARECIDA ANTUNES CERDEIRA

PROFESSORA COORDENADORA DO CURSO

Graduação em Ciências Físicas e Biológicas - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Itapetininga.

Graduação Plena em Matemática - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Itapetininga.

Licenciatura Plena em Pedagogia - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Itararé.

Especialista em Gestão Educacional pela Universidade Estadual de Campinas

Especialista em Educação - Faculdade de Educação São Luiz – Mantenedora: Associação Jaboticabalense de Educação e Cultura

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8439552967026332

 

EDILENE APARECIDA SIMÃO DE FREITAS

Graduação em Letras - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Itapetininga.

Graduação em Pedagogia - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Itapetininga.

Especialização em Violência Doméstica contra Crianças e Adolescentes - USP

Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/2406995855753765

 

EDNA DOS SANTOS MENDES CASTILHO

Graduação em Pedagogia - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP

Graduação em Direito - Fundação Karnig Bazarian, FKB

Especialização em TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA – TEA - FACULDADE UNINA, UNINA

Especialização em OS BEBÊS NA EDUCAÇÃO INFANTIL – UNINA

Especialização em LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL – UNINA

Especialização em LITERATURA INFANTIL - UNINA

Especialização em ESPECIALIZAÇÃO DOCÊNCIA EM EDUCAÇÃO INFANTIL - Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR

Especialização em Português: Língua e Literatura - Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.(2006)

Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/5305338030052841

 

GIRLENE APARECIDA DE QUEIROZ E SILVA

Graduação em Pedagogia - Faculdade Politecnica-Sumaré, POLI

Graduação em Letras - Língua Portuguesa - Universidade de Santo Amaro, UNISA

Especialização em LIBRAS - Centro Universitário Barão de Mauá – UNIMAUÁ

Especialização em Psicopedagogia - Universidade de Santo Amaro, UNISA

Currículo Latteshttp://lattes.cnpq.br/1236405991457725
 

 

LUCIANO BRUNELLI LAMARI

Graduação em Geografia – USP.

Especialização em Gestão Empresarial – FAFIT.

Especialização em Ensino de Historia e Geografia - Faculdade Metodista de Itapeva.

Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/7930877583179178

 

LUIZ HENRIQUE SANTOS FERRAZ

Graduação em Física - Instituto Federal de São Paulo - Campus Itapetininga

Graduação em Matemática - Universidade Metropolitana de Santos

Graduação em Pedagogia - Universidade Metropolitana de Santos

Especialização em DOCÊNCIA E PESQUISA PARA O ENSINO SUPERIOR - Universidade Metropolitana de Santos, Brasil (2019)

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4259821273304099

 

MARIA EMÍLIA SILVEIRA CAMARGO

Graduação em Direito – FAFIT/FACIC

Especialização em Direito Processual Civil – DAMÁSIO EDUCACIONAL

Especialização em Gestão Pública Municipal – UTFPF

Licenciatura em Pedagogia – IFSP

Mestranda em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos – UFSCAR

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9495463871630627

 

MARIA DE FÁTIMA PROENÇA DE SOUZA

Graduação em Pedagogia - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Itararé.

Graduação em Letras - Faculdade Metodista do Sul Paulista.

Especialização em Psicopedagogia Institucional - Faculdade de Educação São Luis.

Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/5785329203585299

 

SÍLVIA CORRÊA MARQUES

Doutorado em Arqueologia. Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

Mestrado em História Social. Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

Graduação em Licenciatura em História. Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

Graduação em História. Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

ID Lattes: http://lattes.cnpq.br/3928422966707096

 

RIBAMAR NOGUEIRA

Graduação em Licenciatura Plena em Educação Física - Faculdades Integradas de Itapetininga - Fundação Karnig Bazarian, FKB

Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar.

Especialização em Treinamento Esportivo - Faculdades Integradas de Itapetininga - Fundação Karnig Bazarian, FKB

Curriculo lattes: http://lattes.cnpq.br/6701042617732633

 

Informações
Duração
4 anos
Formação
Licenciatura Plena
Turno
Noturno
Vagas
100 anuais
Matriz Curricular

Portaria SERES nº 1.092 de 24/12/2015, Republicada no D.O.U DE 30/12/2015.

FAEF FAIT FAIP Eduvale

Newsletter

Receba informativos e novidades em seu email


Fale Conosco

(15) 3526-8888
Copyright © 2023 GRUPO FAEF. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por FAIT.