(15) 3526-8888
Graduação em

Pedagogia

Clique aqui e inscreva-se!

Sobre o Curso

Perfil do Egresso

O novo Pedagogo é um profissional capaz de desempenhar funções de docência, orientação educacional, orientação profissional, coordenação pedagógica, assessoramento, consultoria, pesquisa, inspeção, planejamento, avaliação em sistemas educacionais, redes escolares, unidades escolares públicas e privadas, empresas, programas, projetos, atuar em novos campos de atuação como hospitais e consultorias, e em quaisquer outras instituições ou situações onde se realizem atividades de ensino-aprendizagem.

Objetivo Geral

Tem-se como objetivo geral, para o curso de Pedagogia da FAIT, a formação de profissionais capazes de atuar com excelência na Docência na Educação Básica, com ênfase na Educação Infantil e nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental e na Gestão Educacional (ingressantes até 2020) - profissionais generalistas, humanistas, críticos e reflexivos, capacitados a absorver e a desenvolver novas tecnologias, com atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, visando a atender às demandas da sociedade local e regional.

Objetivos Específicos

  • Desenvolver a habilidade de compreensão do contexto social-histórico, buscando alternativas curriculares fundamentadas na pesquisa, na diversidade cultural e na perspectiva de uma sociedade em transformação.
  • Formar profissionais capazes de atuar com competência, responsabilidade, dedicação e competência na Educação Infantil, nas séries iniciais do Ensino Fundamental e nas atividades de Coordenação e Gestão Educacional.
  • Garantir que os aspirantes dominem, efetivamente os conhecimentos básicos linguísticos, matemáticos, das ciências naturais e das humanidades;
  • Possibilitar a construção das habilidades de analisar e redimensionar o perfil profissional do licenciado em pedagogia para além do contexto da Faculdade.
  • Proporcionar situações de investigação que possibilitem a reflexão do processo de ensino e aprendizagem.

Desta maneira, o Curso de Pedagogia da FAIT objetiva preparar o pedagogo para:

a) planejar, desenvolver e avaliar a docência em diferentes contextos educativos, escolares e não-escolares;

 b) coordenar, assessorar e avaliar a organização e o desenvolvimento do trabalho pedagógico em diferentes contextos educativos, escolares e não-escolares;

c) conhecer, analisar e refletir sobre as teorias da educação, tendo como referência a produção latino-americana e estabelecendo diálogo com pensamentos oriundos de outros contextos, a fim de elaborar propostas educacionais consistentes e inovadoras em contextos educativos escolares e não escolares;

d) investigar processos educativos que ocorrem em distintas situações institucionais (escolares, assistenciais, comunitárias, empresariais ou outras), desenvolvendo estratégias de sistematização, produção de material e divulgação dos saberes pedagógicos produzidos em tais processos;

e) apropriar-se criticamente das diversas formas, procedimentos, métodos e técnicas através das quais se acessa e produz os conhecimentos acumulados pela humanidade;

f) organizar estratégias político-pedagógicas que possibilitem o acesso e apropriação da produção multicultural da humanidade;

g) investigar e compreender a diversidade cultural da região de Itapeva e do país, considerando as questões étnicas, estéticas, sexuais, de gênero, das lutas sociais, etc., tomando-as como referência na construção de projetos curriculares e produção de materiais pedagógicos;

h) garantir que os aspirantes dominem, efetivamente os conhecimentos linguísticos, matemáticos, das ciências naturais e das humanidades;

i) proporcionar situações de investigação que possibilitem a reflexão do processo de ensino e aprendizagem;

  1. desenvolver a habilidade de compreensão do contexto social-histórico, buscando alternativas curriculares fundamentadas na pesquisa, na diversidade cultural e na perspectiva de uma sociedade em transformação;
  2. possibilitar a construção das habilidades de analisar e redimensionar o perfil profissional do licenciado em pedagogia para além do contexto da Faculdade;
  3. buscar a formação de recursos humanos que, apoiados nos conceitos, metodologias, teorias e cases da Pedagogia, contribuam para o desenvolvimento de diferencial, capital humano, com vistas a atender necessidades da sociedade atual;
  4.  formar profissionais capazes e aptos para compreender as questões científicas, técnicas, sociais e econômicas que circunscrevem a produção de serviços e de seu gerenciamento, observados níveis graduais do processo de tomada de decisões;
  5. desenvolver competências e habilidades de gerenciamento qualitativo e adequado, revelando a assimilação de novas informações e apresentando flexibilidade intelectual e adaptabilidade contextualizada no trato de situações diversas, presentes ou emergentes, nos vários segmentos do campo de atuação do Pedagogo;
  6.  realizar pesquisa e análise que visem à adaptação do Curso à realidade local e regional, incluindo as melhores práticas.

 

INOVAÇÕES PEDAGÓGICAS SIGNIFICATIVAS

METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO e APRENDIZAGEM

PROJETO FLORESCENDO

PROJETOS PARALELOS INTEGRADORES

 

Campus FAIT:

 

Sala de Aula Personalizada

Laboratório de Informática

Biblioteca

Brinquedoteca

 

Horário

 Horário 2023/2

 

 

Grades Curriculares

 Matriz Pedagogia Curricular 2020

 Matriz  Pedagogia Curricular 2021

 Matriz Pedagogia Curricular 2022

 Matriz Pedagogia Curricular 2023

 

 MATRIZ CURRICULAR  do CURSO DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA GRADUADOS NÃO LICENCIADOS

 

 MATRIZ CURRICULAR do CURSO DE SEGUNDA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA para FORMAÇÃO MULTIDISCIPLINAR EM EDUCAÇÃO INFANTIL

 MATRIZ CURRICULAR do CURSO DE SEGUNDA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA para FORMAÇÃO MULTIDISCIPLINAR PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

 

 MATRIZ CURRICULAR do CURSO DE SEGUNDA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA PARA FORMADOS NA ÁREA DIVERSA DA FORMAÇÃO ORIGINAL

 

 MATRIZ CURRICULAR do CURSO DE SEGUNDA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA PARA FORMADOS NA ÁREA

 

Corpo Docente

COORDENADOR PEDAGÓGICO CURSO DE PEDAGOGIA
 
LUIZ HENRIQUE SANTOS FERRAZ
Graduação em Física - Instituto Federal de São Paulo - Campus Itapetininga
Graduação em Matemática - Universidade Metropolitana de Santos
Graduação em Pedagogia - Universidade Metropolitana de Santos
Especialização em DOCÊNCIA E PESQUISA PARA O ENSINO SUPERIOR -
Universidade Metropolitana de Santos, Brasil (2019)
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4259821273304099
 
 
Corpo Docente do CURSO DE PEDAGOGIA DA FAIT
 
ANGELA APARECIDA SILVA DE CAMPOS LIMA
Especialização em Formação de Docentes: Educação Infantil, Alfabetização e
Educação especial. Instituto Cultus- Grupo Faveni, FAVENI, Brasil.
Especialização em Coordenação Pedagógica. Universidade Federal de São
Carlos, UFSCAR, Brasil.
Graduação em Pedagogia.
Faculdade de Ciências Sociais e Agrárias de Itapeva, FAIT, Brasil.
ID Lattes: 3188646617288400

EDILENE APARECIDA SIMÃO DE FREITAS

Graduação em Letras - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Itapetininga.
Graduação em Pedagogia - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Itapetininga.
Especialização em Violência Doméstica contra Crianças e Adolescentes - USP
Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/2406995855753765
 
EDNA DOS SANTOS MENDES CASTILHO
Graduação em Pedagogia - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho,
UNESP
Graduação em Direito - Fundação Karnig Bazarian, FKB
Especialização em TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA – TEA - FACULDADE
UNINA, UNINA
Especialização em OS BEBÊS NA EDUCAÇÃO INFANTIL – UNINA
Especialização em LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL – UNINA
Especialização em LITERATURA INFANTIL - UNINA
Especialização em ESPECIALIZAÇÃO DOCÊNCIA EM EDUCAÇÃO INFANTIL -
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR
Especialização em Português: Língua e Literatura - Universidade Metodista de São
Paulo, UMESP, Brasil.(2006)
Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/5305338030052841
 
GIRLENE APARECIDA DE QUEIROZ E SILVA
Graduação em Pedagogia - Faculdade Politecnica-Sumaré, POLI
Graduação em Letras - Língua Portuguesa - Universidade de Santo Amaro, UNISA
Especialização em LIBRAS - Centro Universitário Barão de Mauá – UNIMAUÁ
Especialização em Psicopedagogia - Universidade de Santo Amaro, UNISA
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1236405991457725
 
 
MARIA DE FÁTIMA PROENÇA DE SOUZA
Graduação em Pedagogia - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Itararé.
Graduação em Letras - Faculdade Metodista do Sul Paulista.
Especialização em Psicopedagogia Institucional - Faculdade de Educação São Luis.
Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/5785329203585299
 
SÍLVIA CORRÊA MARQUES
Doutorado em Arqueologia. Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Mestrado em História Social. Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Graduação em Licenciatura em História. Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Graduação em História. Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3928422966707096
Informações
Duração
4 anos
Formação
Licenciatura Plena
Turno
Noturno
Vagas
100 anuais
Matriz Curricular

Portaria SERES nº 1.092 de 24/12/2015, Republicada no D.O.U DE 30/12/2015.

FAEF FAIT FAIP Eduvale

Newsletter

Receba informativos e novidades em seu email


Fale Conosco

(15) 3526-8888
Copyright © 2023 GRUPO FAEF. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por FAIT.