O CURSO DE NUTRIÇÃO DA FAIT
A Faculdade de Ciências Sociais e Agrárias de Itapeva – FAIT, recebeu, em 2016 autorização para ofertar o Curso de Nutrição, através da Portaria SERES nº 608 de 13 de outubro de 2016, publicada em 14 de outubro de 2016, ofertado desde o início do ano letivo de 2017.
Quando se aborda o tema sobre o profissional do futuro, deve-se ter em mente sua adequação aos problemas de seu tempo. Este é um requisito básico de inserção social, posto que a solução dos problemas presentes garante o sustento e a prosperidade social. Contudo, é certo que o ensino superior não pode basear-se tão-somente no atendimento das necessidades do mercado, pois assim, a educação ficaria refém do mercado e sem compromisso com os superiores interesses da sociedade. Dessa forma, o profissional precisa formar-se dentro de uma base histórica, com instrumental filosófico/interpretativo que lhe garanta leituras prévias dos acontecimentos, que lhe proporcione uma reflexão sobre tendências do seu campo de atuação. Os perfis profissionais formam-se quanto ao conteúdo e quanto às habilidades, para os quais os cursos direcionam sua pretensão.
São finalidades básicas da Faculdade:
🡪 Contribuir para o desenvolvimento sociocultural, e econômico desta região de Itapeva, do estado de São Paulo e do Brasil;
🡪 Formar mentes críticas capazes de transformar a realidade, buscando a ética e a justiça social;
🡪 Colocar à disposição da sociedade profissionais capazes de pesquisar e criar alternativas científicas para as questões pertinentes às ciências que são objeto de seus ensinamentos.
Forma de acesso ao curso
A forma de acesso ao curso de Nutrição da Faculdade de Ciências Sociais e Agrárias de Itapeva é assegurada através de aprovação em Processo Seletivo - Vestibular, apenas para candidatos que tenham concluído o Ensino Médio ou Equivalente, de acordo com o inciso II do art.44 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394/96.
Objetivos do Curso de Nutrição
O curso pauta suas ações de maneira a promover os objetivos propostos pelas Diretrizes para Formação de Nutricionistas. Assim, conceber e organizar um curso de formação de nutricionistas implica definir o conjunto de competências necessárias para atuação profissional e tomá-las como norteadoras do tanto da proposta pedagógica, em especial do currículo e da avaliação, quanto da organização institucional e da gestão da escola de formação.
Objetivo Geral
Tem-se como objetivo geral, para o curso de nutrição, promover a formação de um profissional de saúde de caráter generalista, que, integrado numa equipe multiprofissional de trabalho, esteja qualificado a refletir e intervir nas diferentes áreas da Nutrição (Clínica, Saúde Coletiva, Alimentação Institucional, Ensino, Pesquisa, Tecnologia, Processamento e Controle de Qualidade de Alimentos, entre outras), com percepção crítica da realidade humana, das transformações sociais, científicas e tecnológicas e suas relações com a ciência da nutrição, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, visando a atender às demandas da sociedade local e regional.
Objetivos Específicos
De forma específica, o curso de graduação em Nutrição da FAIT tem como objetivos:
Desta forma o curso de Nutrição da FAIT objetiva preparar o profissional nutricionista para:
Perfil Profissional do Egresso do Curso
O curso proposto pela FAIT habilitará o Nutricionista, com formação generalista, humanista e crítica, para atuar, visando à segurança e qualidade alimentar em unidades de refeições coletivas, trabalhando a educação nutricional e o controle de qualidade de todo alimento servido; a atenção dietética, em todas as áreas do conhecimento em que a alimentação e a nutrição se apresentem fundamentais para a promoção, manutenção e recuperação da saúde e para a prevenção de doenças de indivíduos ou grupos populacionais, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida, pautado em princípios éticos, com reflexão sobre a realidade econômica, política, social e cultural.
Atividades práticas de ensino do curso de Nutrição
A partir das atividades práticas desenvolvidas no SUS o discente vivencia as atividades práticas em situações reais de trabalho, enquanto componente da formação profissional, seja pelo desenvolvimento da competência técnico-científica, seja pelo compromisso político-social frente à sociedade, com o intuito de proporcionar experiências realistas aos graduandos, funcionando como embasamento em situações reais e deve realizar a ponte teórico-prática, permitindo que o aluno experimente o conteúdo do curso.
As atividades práticas do curso são desenvolvidas em diferentes cenários, ou seja, em laboratórios (de ciclo básico e específicos), instalações profissionalizantes (nas dependências da IES) e campo (cenários reais, contemplando diferentes complexidades em áreas distintas), com ênfase nos cenários de aprendizagem no SUS, a fim de fortalecer a relação entre a IES, o serviço e a comunidade.
As aulas práticas são realizadas tanto na IES quanto em instituições conveniadas (a partir dos convênios firmados), considerando-se as resoluções dos conselhos profissionais e DCN para o estabelecimento da relação docente/aluno, bem como da relação aluno/usuários. Desta forma, as atividades serão desenvolvidas articulando a IES e os serviços de saúde, já que o espaço pedagógico vai além da sala de aula, caracterizando-se em cenários reais de trabalho onde se processam as vivências e as responsabilidades compartilhadas entre alunos, professores, profissionais do serviço, gestores e comunidade.
Acessar o link => https://sindinutrisp.org.br/piso-salarial-e-tabela-de-honorarios
INOVAÇÕES PEDAGÓGICAS SIGNIFICATIVAS
METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO e APRENDIZAGEM
PROJETOS PARALELOS INTEGRADORES
Cronograma de aulas 2023/1
Matrizes Curriculares
Informações |
|
Duração |
4 anos |
Formação |
Bacharelado |
Turno |
Noturno |
Vagas |
|
Portaria SERES nº 608 de 13 de outubro de 2016, publicada no Diário Oficial da União em 14 de outubro de 2016. |
|