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Graduação em

Engenharia Civil

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Sobre o Curso

 

Levando-se em consideração as necessidades do país, bem como as peculiaridades com os quais irão se defrontar os futuros engenheiros, dadas às circunstâncias da atual situação socioeconômica e sua projeção para os próximos anos, tem-se a necessidade de ser dada ao engenheiro uma visão global da sociedade na qual vai atuar, e o papel por ele a ser desempenhado; devendo também ser enfatizado aspectos relativos à preservação do ambiente, à segurança e economia na concepção e execução das obras de engenharia, e às necessidades humanas e sociais.

A forma que se acredita mais adequada para responder a tais desafios é dar ao aluno uma formação generalista, suficientemente flexível para possibilitar uma fácil adaptação futura entre os diversos setores da engenharia, evitando-se especializações excessivas, mas proporcionando a possibilidade de aprofundamento de seus estudos em área na qual possua um maior interesse e afinidade.

Essa formação generalista, comum a todos os alunos do curso, deve ser complementada com o aprimoramento em algum dos segmentos da habilitação, através do oferecimento pelo curso de uma grande gama de optativas e de atividades extra-classe.

Em síntese, segundo as diretrizes curriculares para os cursos de graduação em engenharia do CNE/MEC, os egressos do curso de engenharia civil deverão ter condições de adquirir competências e habilidades para:

a) aplicar conhecimentos matemáticos, científicos, tecnológicos e instrumentais à engenharia;

b) projetar e conduzir experimentos e interpretar resultados;

c) conceber, projetar e analisar sistemas, produtos e processos;

d) projetar, supervisionar, elaborar e coordenar projetos e serviços de engenharia;

e) identificar, formular e resolver problemas de engenharia;

f) desenvolver e/ou utilizar novas ferramentas e técnicas;

g) supervisionar a operação e a manutenção de sistemas;

h) avaliar criticamente a operação e a manutenção de sistemas;

i) comunicar-se eficientemente nas formas escrita, oral e gráfica;

j) atuar em equipes multidisciplinares;

k) compreender e aplicar a ética e responsabilidade profissionais;

l) avaliar o impacto das atividades da engenharia no contexto social e ambiental; avaliar a viabilidade econômica de projetos de engenharia;

m) assumir a postura de permanente busca de atualização profissional.

 

INOVAÇÕES PEDAGÓGICAS SIGNIFICATIVAS

METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO e APRENDIZAGEM

PROJETO FLORESCENDO

PROJETOS PARALELOS INTEGRADORES

 

 

Campus FAIT:

Sala de Aula Personalizada

Laboratório de Informática

Biblioteca

Laboratório de Física

Laboratório de Desenho Técnico

Laboratório de Topografia

Laboratório de Circuitos Digitais, Eletrônica e Instalações Elétricas

Laboratório de Tecnologia da Madeira

Laboratório de Mecânica dos Solos

Laboratório de Hidrologia e Hidráulica

Laboratório de Materiais da Construção Civil

Laboratório de Estruturas de Concreto

Laboratório de Química Tecnológica

Laboratório de Estruturas Metálicas

Fábrica de lajotas

 

RECONHECIMENTO:

    Portaria SERES nº 445 de 19 de maio de 2.017, publicada no Diário Oficial da União em 22 de maio de 2017. 

AUTORIZAÇÃO:

    Portaria SESU nº 1629 de 07 de outubro de 2.010, publicada no Diário Oficial da União em 8 de outubro de 2010.

 

Último conceito do curso no MEC

Nota 4

 

Expectativa Salarial ao formado; TRAINEE, JÚNIOR PLENO E SENIOR.

TRAINEE: R$ 4.286,68 a R$ 7.244,50

JUNIOR: R$ 5.358,35 a R$ 9.055,62

PLENO: R$ 6.697,94 a R$ 11.319,52

SÊNIOR: R$ 8.372,43 a R$ 14.149,40

(FONTE: Pesquisa SINE, https://www.sine.com.br/media-salarial-para-engenheiro-civil, acesso em 21/09/2017)

 

Horário

Horário 2023/1

 

 

BANCA DEFESA DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

 Cronograma das Defesas de Curso 2023

 

 

Estágio Supervisionado

 Auto-avaliação final feita pelo estagiario.

 Avaliação final do professor coordenador do estagio.

 Avaliação final do supervisor da concedente.

 Cartilha da lei do estágio.

 Convênio de consseção de estagio - 2 vias

 Cronograma de Estagio Supervisionado

 Instruções para a montagem da pasta de estágio

 Ficha de controle de frequência.

 Lei federal 11.788 - lei do estágio.

 Plano de estágio FAIT - Concedente e Estagiario.

 Relatório final de estágio elaborado pelo estagiario.

 Termo de compromisso sem remuneração - 3 vias

 Termo de compromisso com remuneração - 3 vias

 

Matriz Curriculares

 MATRIZ INGRESSANTES 2022 - ENGENHARIA CIVIL

 

 

Corpo Docente

COORDENADOR DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

Tiago Cristiano Dias Bueno
 
Bacharel em Engenharia Civil pela Faculdade de Ciências Sociais e Agrárias de Itapeva/SP
Tecnólogo em Processos Gerencias pela Universidade Metodista de São Paulo/SP
Especialisra em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Faculdade Única de Ipatinga/MG
Especialista em Engenharia Ambiental pela Faculdade Educa Mais Brasil Tecnologia Educacional de São Paulo/SP
Especialista em Engenharia de Avaliações e Perícias pela Faculdade Unyleya do Rio de Janeiro/RJ
Especialista em Topografia e Sensoriamento Remoto pela Faculdade Venda Nova do Imigrante/ES
 
Currículo Lattes: https://lattes.cnpq.br/6424415310324636

 

BRUNO SILVA CAMARGO

Prof. MSc. Bruno Silva Camargo

Doutorando em Engenharia Mecânica (UNESP - Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho - Guaratinguetá

Mestre em Engenharia de Produção (UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná)

Graduação Engenharia Industrial Madeireira (UNESP - Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho – Itapeva SP)

Currículo lattes:   http://lattes.cnpq.br/6723918522982239

 

DEBORAH NEVES GALVÃO MAIA

Profª. Esp. Deborah Neves Galvão Maia

Esp. Design Interiores - faculdade alfa americana 420h

Graduação em Arquitetura e Urbanismo - Universidade de Sorocaba Uniso

C.L. http://lattes.cnpq.br/6041888695872275

 

HUGO CARDOSO ESTEVES

Prof. MSc. Hugo Cardoso Esteves

Especialização: Mestre em Arquitetura e Urbanismo, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Graduação em Administração de Empresas, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Graduação em Engenharia Civil, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Disciplinas Ministradas (2º Semestre de 2017): Estruturas de Concreto I

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0043074447574443

 

LARISSA RIBAS DE LIMA SAORES

Prof. MSc. Larissa Ribas de Lima Soares

Doutoranda em Engenharia Mecânica (Unesp - Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho - Guaratinguetá)

Mestrado em Engenharia Mecânica (Unesp - Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho - Guaratinguetá)

Graduação Engenharia Industrial Madeireira (Unesp - Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho - Itapeva)

Currículo lattes:   http://lattes.cnpq.br/7027860685902077

 

LUIS WALDEMAR MATTOS GEHRING

Prof. Esp. Luiz Waldemar Mattos Gehring

Graduação: Engenharia Civil, Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos (UNIFEB)

Pós Graduação: Engenharia de Estruturas e Fundações: 400 horas

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8563572457965763

 

SÂMIQUE KYENE DE CARVALHO ARAUJO CAMARGO

Profª. Drª. Sâmique Kyene de Carvalho Araujo Camargo

Doutora em Engenharia Mecânica (UNESP - Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho – Guaratinguetá)

Mestre em Engenharia Mecânica (UNESP - Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho – Guaratinguetá)

Graduação Engenharia Industrial Madeireira (UNESP - Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho – Itapeva SP)

Currículo lattes:   http://lattes.cnpq.br/6489102382093603

 

Informações
Duração
10 Semestres
Formação
Bacharelado
Turno
Noturno
Vagas
100 anuais
Matriz Curricular

Portaria SERES nº 445 de 19 de maio de 2.017, publicada no Diário Oficial da União em 22 de maio de 2017.

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