Curso de Educação Física- Licenciatura
O curso de Licenciatura em Educação Física da FAIT habilita o profissional para atuar no Ensino Básico, ministrando aulas em escolas públicas e privadas na Educação Infantil Ensino Fundamental e Ensino Médio, realizando a instrução dos alunos para que eles desenvolvam capacidade física por meio de atividades que envolvem o movimento corporal e até mesmo o ensino básico de modalidades esportivas.
PERFIL DO CURSO - LICENCIATURA
A procura por profissionais competentes e de só¬lido conhecimento técnico e científico dessa área tem aumentado substancialmente e transposto os limites antes configurados pela prática em escolas e pelas agremiações esportivas. Isto possibilitou a especificação profissional da Licenciatura em Educação Física, articulados pela relação pedagógica que se evidencia comum nas diversas práticas profissionais, no contexto escolar e em outros contextos sócio-educativos.
Assim, atualmente há amplas oportunidades de trabalho para os profissionais da área não só em instituições formais de ensino e locais de práticas informais ou espontâneas, mas também nas áreas de pesquisa e estudos avançados.
O Licenciado em Educação Física estará habilitado para planejar, ensinar, orientar, coordenar e avaliar a prática de atividades físicas, esportivas e recreativas nas perspectivas da promoção, proteção e reabilitação da saúde, da educação e reeducação motora do rendimento físico-esportivo, do lazer e da gestão de empreendimentos relacionados a esta atividade profissional.
Tem se como base na concepção, no desenvolvimento e na abrangência dos cursos de formação de professores de Educação Básica o disposto no Artigo 4º da Resolução NE/CP 1 de 18 de fevereiro de 2002. Assim, as competências e habilidades a serem desenvolvidas pelo licenciado em Educação Física estão elencadas a seguir:
- Dominar conhecimentos conceituais, procedimentais e atitudinais específicos da Educação Física e àqueles advindos das ciências e áreas afins,
orientados por valores sociais, morais, éticos e estéticos, próprios de uma sociedade plural democrática?
- Apresentar condições básicas necessárias para acompanhar as transformações acadêmicocientíficas da Educação Física e de áreas afins, mediante a análise crítica da literatura especializada, com o propósito e contínua atualização e produção acadêmicoprofissional?
- Demonstrar estar habilitado para utilizar recursos da tecnologia da informação e da comunicação, de forma a ampliar e diversificar as formas de interagir com as fontes de produção, e de difusão de conhecimentos específicos da Educação Física e de áreas afins?
- Demonstrar capacidade de conhecer, dominar, produzir, selecionar e avaliar os efeitos da aplicação de diferentes técnicas, instrumentos, equipamentos, procedimentos e metodologias para a produção e a intervenção acadêmcio profissional em Educação Física Escolar?
- Demonstrar conhecimentos para participar, assessorar, coordenar, liderar e gerenciar equipes multiprofissionais de discussão, de definição e de operacionalização de políticas públicas e institucionais;
- Adotar uma atitude de disponibilidade e flexibilidade para mudanças, gosto pela leitura e empenho no uso da escrita como instrumento de desenvolvimento profissional contínuo?
- Criar, planejar, realizar gerir e avaliar situações didáticas de Educação Física para a aprendizagem e para o desenvolvimento dos alunos?
-Ser capaz de relacionar os conteúdos do componente Educação Física com os fatos, tendências, fenômenos da atualidade e aqueles dos participantes do processo?
- Gerir a classe e utilizar estratégias diversificadas de avaliação da aprendizagem.
ÚLTIMO CONCEITO DO MEC: 4
DESTAQUE COMO MELHOR CURSO EM QUALIDADE DE ENSINO DO SUDOESTE PAULISTA PELO RANKING FOLHA/UOL ( 2015-2016-2017)
INOVAÇÕES PEDAGÓGICAS SIGNIFICATIVAS
METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO e APRENDIZAGEM
PROJETOS PARALELOS INTEGRADORES
EXPECTATIVA SALARIAL:
JUNIOR: R$ 1.000,00 à R$ 1.700,00
PLENO: R$ 1.700,00 à R$ 3.000,00
SÊNIOR: ACIMA DE R$ 3.000,00
Campus FAIT:
ARENA POLIESPORTIVA “Dr Fernando Alonso Shimizu”.
Biblioteca
Sala de Dança
Laboratório de Anatomia
Laboratório de Bioquímica
Laboratório de Informática
Laboratório de Fisiologia do Exercício
Laboratório de Medidas e Avaliações
Sala de Pilates
Espaços Esportivos locados/parceria:
Piscina Academia Aquatic
Pista de Atletismo do Estádio Municipal do Jardim Maringá
Academia Korpen – Academia Team Goulart – Academia Korfit – Academia Coliseum –Academia Olimpo.
Horário
HORÁRIO DE ATENDIMENTO NA COORDENAÇÃO
Segunda: Das 16h às 19h
Terça: Das 16h às 22h
Quarta: Das 16h às 22h
Quinta: Das 16h às 19h
sexta: Das 16h às 19h
Sábado: Das 12h às 13h
Grades Curriculares
Matriz Curricular Unificada 2021
Matriz Curricular Unificada 2022
Matriz Curricular Unificada 2023
PROF. ESP. MARIÓL SIQUEIRA SANTOS
Coordenador do Curso – – CREF4 00883G/SP
Titulação: Graduação em Educação Física - CREF 00883G/SP
Especialização em Treinamento Desportivo - Instituição: FKB / UNIMEP - Faculdades
Integradas de Itapetininga.
Especialização em Psicopedagogia Institucional- FAIT - Faculdade de Ciências Sociais e
Agrárias de Itapeva.
Especialização em Educação Física Escolar - Instituição: FAEFIJA / FAFIT.
Especialização em Psicopedagogia Clínica– Faculdade Futura
Especialização em Ludopedagogia – Faculdade Futura
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2571245907577096
__________________________________________
PROF. DR. RICARDO LUIZ DAMATTO
Titulação: Graduação em Educação Física
Doutorado em Fisiopatologia em Clínica Médica (Conceito CAPES 5).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Mestrado em Fisiopatologia em Clínica Médica .
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2228272949934007
________________________________________
PROF. DR. BRUNO DE SOUZA VESPASIANO
Graduação em Educação Física
Doutorado em Ciências do Movimento Humano.
Universidade Metodista de Piracicaba, UNIMEP, Brasil.
Título: Prescrição de exercícios físicos para crianças obesas,
Titulação: Mestre em Educação Física (Conceito CAPES 4) .
Universidade Metodista de Piracicaba, UNIMEP, Brasil
Especialização em Fisiologia do Exercício . (Carga Horária: 360h).
Universidade Gama Filho.
Especialização em Exercício Físico aplicado à reabilitação cardíaca . (Carga Horária: 360h).
Faculdade de Educação Física da ACM de Sorocaba.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3609914835287047
________________________________________
PROF. DOUTORANDO RIBAMAR NOGUEIRA
Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Título: Currículo escrito e a história da Educação Física no Brasil (1896-1945),Ano de
Obtenção: 2016.
Especialização em Treinamento Esportivo. (Carga Horária: 360h).
Faculdades Integradas de Itapetininga - Fundação Karnig Bazarian, FKB, Brasil.
Título: Considerações sobre o movimento de ataque no voleibol.
Graduação em Licenciatura Plena em Educação Física.
Faculdades Integradas de Itapetininga - Fundação Karnig Bazarian, FKB, Brasil.
Curriculo lattes: http://lattes.cnpq.br/6701042617732633
__________________________________________
PROF. Me. ANDREI ALBERTO MUZEL
Graduação em Pedagogia.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: Dança na Escola.
Mestrado em Comunicação e Cultura Universidade de Sorocaba, UNISO, Brasil. 2020 - 2021
Especialização em Administração Pública. FACULDADE DYNAMUS DE CAMPINAS, FADYC,
Brasil. 2020 - 2021
Especialização em Psicologia Social. FACULDADE DYNAMUS DE CAMPINAS, FADYC, Brasil.
2020 - 2021
Especialização em Educação Infantil, Alfabetização e Letramento. FACULDADE DYNAMUS
DE CAMPINAS, FADYC, Brasil. 2002 – 2005
Curso técnico/profissionalizante em Teatro. 1996 - 1998
Conservatório Dramático Musical Dr. Carlos Campos de Tatui, CDM/TATUI, Brasil.
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/9568446678907531
__________________________________________
PROF. ESP. FELIPE ALEXANDRE DE CAMPOS PEREIRA
Graduação em Educação Física. (2009)
Faculdade de Educação Física da ACM de Sorocaba, FEFISO, Brasil.
Especialização em Fisiologia do Exercício. (Carga Horária: 360h).(2019)
Centro de Estudos de Fisiologia e Treinamento, CEFIT, Brasil.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9766800364761997
__________________________________________
LUCIANA GEORGETTI ALBUQUERQUE GALVÃO
Bacharel e Licenciatura em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP).
Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade Internacional de
Curitiba (FACINTER).
Especialista em Neuroaprendizagem pela Faculdade São Braz.
Especialista em Neuropsicologia pela Faculdade de Ipatinga.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2395053521099519
__________________________________________
EDILENE APARECIDA SIMÃO DE FREITAS
Graduação em Letras - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Itapetininga.
Graduação em Pedagogia - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Itapetininga.
Especialização em Violência Doméstica contra Crianças e Adolescentes - USP
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2406995855753765
__________________________________________
VALDA APARECIDA CERDEIRA
Graduação em Ciências Físicas e Biológicas - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de
Itapetininga.
Graduação Plena em Matemática - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Itapetininga.
Licenciatura Plena em Pedagogia - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Itararé.
Especialista em Gestão Educacional pela Universidade Estadual de Campinas
Especialista em Educação - Faculdade de Educação São Luiz – Mantenedora: Associação
Jaboticabalense de Educação e Cultura
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8439552967026332
Informações |
|
Duração |
4 anos |
Formação |
Licenciatura |
Turno |
Noturno |
Vagas |
100 anuais |
Matriz Curricular |
|
Autorização: Portaria 155 de 3/2/2009 D.O. 6/2/2009 |
|