O Curso de Biomedicina da FAIT apresenta um perfil próprio, somando-se aos valores humanistas. Com foco nos diversos campos de atuação, o curso prima por valorizar as competências, habilidades, atitudes, valores e emoções do exercício profissional, enfatizando as questões práticas e experimentais por meio da visão crítica-reflexiva relativa às questões biomédicas e das atividades projetuais prospectivas, incentivando a proatividade nas atitudes e nos procedimentos de seus alunos. Assim sendo, a finalidade do Curso de Biomedicina no contexto regional é a capacitação de profissionais com discernimento plural das questões emergentes, como a de saúde pública, por exemplo. Assim, alinha o conhecimento técnico às necessidades sociais, econômicas e ambientais do contexto regional em que o Curso se insere, habilitando os seus egressos a transpor com competência as dificuldades reais, bem como motivar a efetiva prática profissional nos diversos campos de atuação do biomédico.
Na dimensão nacional, a finalidade do Curso de Biomedicina da FAIT é propiciar a inserção qualitativa e diferenciada do profissional no debate político, econômico e social, dotado de visão holística e capacitado para participar e interferir na saúde e suas transformações estruturais necessárias para se atingir, com crescimento sustentável, um projeto de nação que se modifica e se aperfeiçoa ao longo do tempo. Importante salientar que as finalidades regionais e nacionais, aqui expressas, orientam-se pela concepção de educação descrita no Plano de Desenvolvimento Institucional da FAIT, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais e com as atribuições profissionais do biomédico, estabelecidas pelo Conselho de Biomedicina (CRBM).
O curso de Bacharelado em Biomedicina da FAIT, tem como principal objetivo geral construir um profissional da área da saúde, ético, coerente com os valores da IES e com competências adquiridas por meio de conhecimentos científicos e específicos, de maneira que possa intervir em todos os níveis de atuação em saúde.
Também tem como objetivo formar um profissional capaz de assimilar e se adaptar às mudanças tecnológicas e conceituais que ocorrem no contexto local, regional e nacional.
Esse profissional será capaz de desenvolver um raciocínio dedutivo, analítico crítico e um espírito observador para a solução de problemas que se apresentem durante o exercício profissional, além de ter capacidade para efetuar, interpretar, desenvolver e aperfeiçoar métodos e produtos para diagnósticos na área da saúde humana.
1.Competências da Ênfase em ANÁLISES CLÍNICAS: A medicina laboratorial está entre as áreas biomédicas que mais evoluíram ao longo dos anos. O setor laboratorial tem passado por modificações importantes. Não somente pela evolução tecnológica em equipamentos e ensaios, mas também no que diz respeito à gestão de pessoas, processos e modelos de negócio, atendimento adequado aos diferentes tipos de clientes, qualidade intra e extra laboratorial, inovação e empreendedorismo pessoal.
Tendo em vista que a área de Análises Clínicas está em constante expansão, frequentemente elevando o nível de complexidade dos exames e diagnósticos, torna-se necessário a contratação de funcionários que estejam habilitados e preparados para atender essa demanda clínica e de gestão. Os exames laboratoriais além de serem extremamente úteis para os diagnósticos, são importantes para os tratamentos e indispensáveis no monitoramento farmacoterapêutico, sua qualidade é fundamental tanto para a sociedade quanto para a classe médica.
2-Competências da Ênfase em BROMATOLOGIA essa oferta aumenta substancialmente pois, atualmente, Itapeva possuí empresas rurais e propriedades agrícolas do segmento da agricultura e pecuária que estão ampliando o foco na saudabilidade, sendo o profissional da Biomedicina o resposável por essa demanda.está associada a Ciências da saúde, e nesse caso a Biomedicina, a fim de descobrir a origem de um problema de saúde ou patologia que pode ser potencialmente encontrado na ingestão de um alimento, sendo assim, acaba por ser responsável pela verificação da segurança dos conservantes e corantes, bem como de outros aditivos tradicionalmente adicionados aos alimentos.
3.Competências da Ênfase em ESTÉTICA: a estética no Brasil se desenvolve vertiginosamente, pois que a sociedade valoriza cada vez mais a estética, a beleza e a harmonia facial e corporal, e Itapeva conta atualmente com inúmeras clínicas de Beleza, sendo este mercado bastante promissor ao Biomédico.
Por todos os aspectos mencionados acima, a FAIT tem a certeza de que vem cumprindo seu papel de liderança neste processo, justificando a necessidade de continuar lutando pela expansão e acesso da comunidade à Educação Superior, conforme previsto no Plano Nacional de Educação.
O Perfil Profissional do egresso de um curso de graduação jamais poderá ser estático/definitivo, tendo em vista a inserção do curso em uma sociedade dinâmica, complexa e não linear, estando em constantes mudança e evolução.
Seguindo o disposto no artigo 3°, inciso I, da Resolução CNE/CES 2, de 18 de fevereiro de 2003, o curso de Biomedicina da FAIT se propõe a promover aos seus egressos uma formação generalista, humanista, crítica, reflexiva, com base no rigor científico e intelectual.
Pautado em princípios éticos, o futuro profissional deverá atuar em todos os níveis de atenção à saúde, em análises clínicas e nas pesquisas científicas das áreas básicas e aplicadas.
Sendo considerada a profissão do futuro, a BIOMEDICINA se firmou como uma área com grande margem para expansão, tendo em vista o aumento no número de demandas na área da saúde e a ampla variedade de escolhas para o mercado de trabalho, já que o profissional pode trabalhar :
METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO e APRENDIZAGEM
PROJETOS PARALELOS INTEGRADORES
Relatório de Avaliação CPA Biomedicina
Relatório CPA Biomedicina 2023/1
Plano de Gestão Bacharelado em Biomedicina
Regulamento do Estágio Curricular Supervisionado da Biomedicina
Regulamento do Estágio Supervisionado do curso de Biomedicina
Manual do Estagiário
Manual do Estagiário de Biomedicina
Regulamento das Atividades Complementares da Biomedicina
Regulamento das Atividades Complementares do curso de Biomedicina
Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da Biomedicina
Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do curso de Biomedicina
Acompanhamento de Egressos
Acompanhamento de Egressos do curso de Biomedicina
Horário
Matriz Curricular
Matriz Curricular Biomedicina 2022
Projeto Pedagógico do Curso.
Catálogo de Simuladores
Catálogo de Simuladores para o curso de biomedicina
Profª. Vanessa Cardoso Fernandes – Coordenadora do Curso
Titulação: Especialista
Email: vanessa.cardoso@professor.fait.edu.br
Currículo Lattes: http://
Prof. Bruno Silva Camargo
Titulação: Doutor
Email: bruno.silva@professor.fait.edu.br
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6723918522982239
Prof. Bruno Vilela Muniz
Titulação: Doutor
Email: bruno.vilela@professor.fait.
Currículo Lattes: http://
Profª. Daniela Ramos Rodrigues
Titulação: Doutora
Email: daniela.ramos@professor.fait.edu.br
Currículo Lattes: http://
Profª. Fatima Chechetto
Titulação: Doutora
Email: fatima.chechetto@professor.fait.edu.br
Currículo Lattes: http://
Profª. Lara Tatiane Geremias Ferreira Brites
Titulação: Doutora
Email: lara.tatiane@professor.fait.edu.br
Currículo Lattes: http://
Profª. Larissa Adrieli Camargo de Lima
Titulação: Especialista
Email: larissa.adrieli@professor.fait.edu.br
Currículo Lattes: http://
Profª. Maria Luiza Salzani Fiorini
Titulação: Doutora
Email: maria.luiza@professor.fait.edu.br
Currículo Lattes: http://
Profª. Mariane Paes Carolino
Titulação: Especialista
Email: mariane.paes@professor.fait.edu.br
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8439942982292827
Profª. Paula Fernanda de Lima
Titulação: Doutora
Email: paula.fernanda@professor.fait.edu.br
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2213588665206341
Profª. Pedro Luiz Colturato
Titulação: Doutor
Email: pedro.luiz@professor.fait.edu.br
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1628106918779285
Informações
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Duração
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4 anos
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Formação
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Bacharelado
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Turno
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NOTURNO
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Vagas
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100 anuais
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Matriz Curricular |
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Portaria SERES nº 216 de 13 de maio de 2019, publicada no Diário Oficial da União em 14 de maio de 2019. |
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