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Graduação em

Arquitetura e Urbanismo

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Sobre o Curso

 

Arquitetura e Urbanismo

O Curso de Arquitetura e Urbanismo tem por objetivo a preparação de um profissional dinâmico e competente, que saiba equilibrar as questões ligadas à ciência e à expressão plástica e formal, preparado para exercer suas atividades no mercado de trabalho, com ênfase na prática projetual, com domínio tecnológico e com visão crítica, tanto da produção arquitetônica como da sociedade brasileira, preparado para o exercício pleno da cidadania.

 

Perfil do Egresso

O Curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Ciências Sociais e Agrárias de Itapeva objetiva formar um profissional  capaz  de  organizar  e  dirigir  o  conjunto  de  atividades  relativas  à  Arquitetura  e  ao  Urbanismo, incluindo:  capacidade  de  absorver  novas  tecnologias  e  de  visualizar,  com  criatividade, novas  aplicações;  capacidade  de  análise  de  problemas  e  síntese  de  soluções;  capacidade  de  elaboração  de  projetos,  com  soluções  técnicas  economicamente  viáveis  e culturalmente  responsáveis;  desenvolvimento  de liderança e de trabalho em equipes multidisciplinares; consciência da necessidade de contínua atualização profissional; capacidade de resolver problemas concretos, modelando situações reais, levando em conta os aspectos humanísticos, sociais, éticos e ambientais.

Para tanto, o perfil do egresso desejado contempla conhecimentos multidisciplinares e vivências das rotinas ligadas à Arquitetura e ao Urbanismo, e de suas realidades locais e regionais. O profissional dela egresso deve ser capaz de planejar, coordenar, controlar e avaliar as funções inerentes à sua área de atuação profissional.

Assim, com formação generalista, vários campos de atuação profissional podem ser buscados pelo arquiteto, no qual, entre outros, com interesse no Urbanismo, poderá aplicar conhecimentos da evolução urbana, do uso e ocupação do solo, de novas intervenções urbanísticas, de ecologia, de morfologia da paisagem, de preservação e recuperação de paisagens.

Neste sentido a formação do arquiteto e urbanista, proposta pelo Curso de Arquitetura, pretende que o aluno, com base no conjunto de conhecimentos adquiridos nas várias disciplinas, desenvolva sua capacidade de assimilação da teoria e dos instrumentos de projeto, por meio de uma série de exercícios e estudos de problemas de projeto. Assim, o aluno deverá partir do aprendizado da teoria, com métodos analíticos, e desenvolver soluções práticas com técnicas sofisticadas. As disciplinas de projeto, ministradas em atelier integrado, simulam situações reais, possibilitando a investigação, para futura aplicação da síntese do conhecimento, por meio de processo gradual para a aquisição de conhecimento.

Competências e Habilidades Gerais

As competências e habilidades gerais, relativas ao perfil do formando, obedecendo às Diretrizes Curriculares, incluem:

• Aquisição de um conjunto significativo de conhecimentos e informações sobre a atualidade;

• Compreensão das questões que informam as ações de preservação da paisagem e de avaliação dos impactos no meio ambiente, com vistas ao equilíbrio ecológico e ao desenvolvimento sustentável;

• Compreensão dos sistemas estruturais e o domínio da concepção e do projeto estrutural, tendo por fundamento os estudos de resistência de materiais, estabilidade das construções e fundações;

• Conhecimento acerca das práticas projetuais e as soluções tecnológicas para a preservação, conservação, restauração, reconstrução, reabilitação e reutilização de edifícios, conjuntos e cidades;

• Conhecimento da história das artes e da estética, suscetível de influenciar a qualidade da concepção e da pratica da arquitetura, urbanismo e paisagismo;

• Conhecimento dos aspectos antropológicos, sociológicos e econômicos relevantes e de todo espectro de necessidades, aspirações e expectativas individuais e coletivas quanto ao ambiente construído;

• Conhecimentos de teoria e de história da arquitetura, do urbanismo e do paisagismo, considerando sua produção no contexto social, cultural, político e econômico e tendo como objetivo a reflexão crítica e a pesquisa;

• Conhecimentos especializados para o emprego adequado e econômico dos materiais de construção e das técnicas e sistemas construtivos, para a definição de instalações e equipamentos prediais, para a organização de obras e canteiros e para a implantação de infraestrutura urbana;

• Domínio de técnicas e metodologias de pesquisa em planejamento urbano e regional, urbanismo e desenho urbano, bem como a compreensão dos sistemas de infraestrutura e de transito, necessários para a concepção de estudos, análises e planos de intervenção no espaço urbano, metropolitano e regional;

• Espírito de integração e cooperação para o desenvolvimento de trabalhos em equipes multidisciplinares;

• Habilidades necessárias para conceber projetos de arquitetura, urbanismo e paisagismo e para realizar construções, considerando os fatores de custo, de durabilidade, de manutenção e de especificações, bem como os regulamentos legais, de modo a satisfazer as exigências culturais, econômicas, estéticas, técnicas, ambientais e de acessibilidade dos usuários;

• Interesse pela arte e pela cultura em geral; pelas questões estéticas, em particular;

• Saber posicionar-se dentro da visão da responsabilidade histórica, técnica, social, cultural e artística necessárias as organizações espaços-ambientais que servirão de abrigo as comunidades.

 

Competências e Habilidades Específicas

 

As competências e habilidades específicas, relativas ao perfil dos egressos, incluem:

• Análise do perfil sócio-histórico-cultural das comunidades;

• Assimilação crítica de conceitos que permitam a apreensão de teorias;

• Capacidade de identificação, qualificação, quantificação e integração de informações científicas, históricas, sociais e culturais;

• Capacidade de observação e descrição analíticas;

• Capacidade de síntese;

• Conhecimento dos instrumentos de informática para tratamento de informações e representação aplicada à arquitetura, ao urbanismo, ao paisagismo e ao planejamento urbano e regional;

• Conhecimento teórico e prático interrelacionados para o desempenho profissional equilibrado;

• Desenvolver o espírito crítico que envolve o exercício da profissão.

• Entendimento das condições climáticas, acústicas, lumínicas e energéticas e o domínio das técnicas apropriadas a elas associadas;

• Habilidade na elaboração e instrumental na feitura e interpretação de levantamentos topográficos, com a utilização de aerofotogrametria, fotointerpretação e sensoriamento remoto, necessários na realização de projetos de arquitetura, urbanismo e paisagismo e no planejamento urbano e regional.

• Habilidades de desenho e domínio da geometria, de suas aplicações e de outros meios de expressão e representação, tais como perspectiva, modelagem, maquetes, modelos e imagens virtuais;

• Interesse pela pesquisa e planejamento de objetos, atividades, funções;

• Raciocínio lógico-espacial e compositivo;

• Saber identificar a complexidade do “objeto arquitetônico e urbanístico”, orientando nas atividades em benefício da organização política, econômica e social;

• Saber reconhecer a realidade brasileira em geral em particular a região sudoeste paulista;

• Saber valorizar o patrimônio artístico-histórico-cultural das comunidades humanas;

• Trabalhar em benefício do equilíbrio ecológico e desenvolvimento sustentável;

• Utilização de conceitos e teorias em análises críticas da realidade.

 

INOVAÇÕES PEDAGÓGICAS SIGNIFICATIVAS

METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO e APRENDIZAGEM

PROJETO FLORESCENDO

PROJETOS PARALELOS INTEGRADORES

 

 

Campus FAIT:

Sala de Aula Personalizada

Maquetaria

Laboratório de Desenho Técnico

Laboratório de Topografia

Laboratório de Informática

Laboratório de Hidráulica

Laboratório de Estruturas de Concreto

Laboratório de Instalações Elétricas

Biblioteca

 

EXPECTATIVA SALARIAL:  

SALÁRIO MÉDIO NO BRASIL: R$ 6.500,00 

 

Horário

Horário 2022/2

 

 

Estágio Supervisionado

 Auto-avaliação final feita pelo estagiario.

 Avaliação final do professor coordenador do estagio.

 Avaliação final do supervisor da concedente.

 Cartilha da lei do estágio.

 Convênio de concessão de estagio - 2 vias

 Cronograma de Estagio Supervisionado

 Instruções para a montagem da pasta de estágio

 Ficha de controle de frequência.

 Lei federal 11.788 - lei do estágio.

 Plano de estágio FAIT - Concedente e Estagiario.

 Relatório final de estágio elaborado pelo estagiario.

 Termo de compromisso sem remuneração - 3 vias

 

 

 

 

 

Corpo Docente

CORPO DOCENTE
 
COORDENADOR DO CURSO

Willian Da Silva 

Graduação em Arquitetura e Urbanismo.
Especialização em Design de Interiores e Docência no Ensino Superior.
 

DOCENTES

Beatriz Vila Nova Wagner Da Costa
Graduação em Arquitetura e Urbanismo.
Especialização em Cidades Inteligentes: Tecnologia e Inovação
 
Bruno Manea Sobrinho
Graduação em Arquitetura e Urbanismo. 
Especialização em Estruturas Leves e Pré fabricadas.
 
Bruno Santos Ferreira
Graduação em Engenharia Industrial Madeireira.
Mestre em Engenharia Mecânica.
Doutor em Engenharia Mecânica.
 
Bruno Silva Camargo
Graduação em Engenharia Industrial Madeireira. 
Mestre em Engenharia de Produção.
 
Deborah Neves Galvão Maia
Graduação em Arquitetura e Urbanismo.
Especialização em Design de Interiores.
 
Edjair Augusto Dal Bem
Graduação em Engenharia Florestal.
Mestrado em Agronomia.
Doutorado em Genética e Melhoramento de Plantas.
 
Edmar De Oliveira
Graduação em Engenharia Civil e Engenharia Elétrica.
Especialização em Engenharia e Segurança do Trabalho
 
Hugo Cardoso Esteves
Graduação em Engenharia Civil e Administração.
Mestre em Arquitetura e Urbanismo.
 
Larissa Ribas de Lima Soares
Graduação em Engenharia Industrial Madeireira.
Mestre em Processos de Fabricação.
 
Luciano Brunelli Lamari
Graduação em Geografia.
Mestre em Engenharia de Bioprocessos e Biomateriais
 
Luiz Waldemar Mattos Gehring
Graduação em Engenharia Civil.
Especialista em Engenharia de Estruturas e Fundações.
 
Marcelo Hideo De Freitas Takami
Graduação em Engenharia Elétrica.
Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho e Docência no Ensino Superior.  
Mestre em Engenharia Elétrica.
 
Maria Helena Calazans Luz
Graduação em Arquitetura e Urbanismo.
Especialista em Restauração de Edifícios e Sítios Históricos.
 
Tania Cristina Frigieri
Graduação em Engenharia Industrial Madeireira.
Mestrado e Doutorado em Engenharia Mecânica.
 

 

Informações
Duração
5 anos
Formação
Bacharelado
Turno
Noturno
Vagas
100 anuais
Matriz Curricular

Portaria MEC Nº 265 de 27/3/2015.

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