(15) 99806-3557 / 99806-3563

Postado em 24/05/2019

Farmácia da FAIT sediou o "Seminário Cuidado Farmacêutico no SUS: Mortalidade Materno Infantil"

Na última sexta (24/05) o Seminário “Cuidado Farmacêutico no SUS: Mortalidade Materno Infantil” foi realizado na FAIT, através de parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e o Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo - Seccional de Sorocaba.

Na última sexta (24/05) o Seminário “Cuidado Farmacêutico no SUS: Mortalidade Materno Infantil” foi realizado na Faculdade de Ciências Agrárias de Itapeva (FAIT), através de parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde (NASF, Educação Permanente e Assistência Farmacêutica, Curso de Farmácia da FAIT e o Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo - Seccional de Sorocaba.
A enfermeira Valéria Araújo, do Grupo de Vigilância Epidemiológica (SES-SP) iniciou apresentando os aspectos epidemiológicos da mortalidade materno-infantil, em seguida os palestrantes do Conselho Regional de Farmácia Dr. Rogério Lopes e Dr. José Vanilton Almeida apresentaram aspectos relacionados aos medicamentos essenciais na atenção ao pré-natal, parto e puerpério e o Cuidado Farmacêutico. Por fim, a Coordenadora do Curso de Farmácia da FAIT Profª Msc. Vivian Ferrari apresentou a proposta de implantação do cuidado farmacêutico em gestantes no SUS, ação intersetorial envolvendo a Assistência Farmacêutica, NASF e o Curso de Farmácia da FAIT, que será projeto piloto para implantação também em outros municípios da região. 
O evento integrou o Calendário da Semana do Bebê de Itapeva e foi concebido a partir de solicitação do Comitê de Mortalidade Infantil, que durante análise dos casos, identificou a problemática da falta de adesão às orientações e acompanhamento do pré-natal, com necessidade de ações educativas e de conscientização da paciente sobre seu compromisso e responsabilidade. Assim, deu-se a articulação com o CRF-SP e o Curso de Farmácia da FAIT, NASF/Assistência Farmacêutica e com o apoio da Educação Permanente em Saúde, tendo a temática como prioritária em seu Plano de Ação Municipal. 
O evento contou com a presença dos farmacêuticos atuantes no SUS de Itapeva, Itaberá, Apiaí, Nova Campina, Bom Sucesso de Itararé, Buri Ribeirão Branco, Sengés e Taquarivaí. Também estiveram presentes alunos do Curso de Farmácia da FAIT, uma vez que serão colaboradores na implantação deste serviço junto aos  farmacêuticos, ofertando um cuidado diferenciado às gestantes, com acompanhamento do pré-natal e orientações para aumentar a adesão aos tratamentos e  minimizar a problemática relacionada aos medicamentos.
Conforme a Profa. Mestre Vivian Ferrari, Coordenadora do Curso de Farmácia da FAIT e Coordenadora da Comissão Técnica do Conselho Regional de Farmácia CRF/SP - Seccional de Sorocaba a realização deste curso foi extremamente importante, pois possibilitou a participação de muitos profissionais de Itapeva e região e estudantes do Curso de Farmácia em um evento com grandes nomes na educação farmacêutica no Brasil. Além disso, os projetos que serão implantados nos municípios que aderirem à proposta com certeza irão contribuir com a melhoria da saúde da população.

FAEF FAIT FAIP Eduvale

Newsletter

Receba informativos e novidades em seu email


Fale Conosco

(15) 99806-3557 / 99806-3563
Copyright © 2017 GRUPO FAEF. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por StrikeOn.