Postado em 22/02/2019

Curso Internacional de Direitos Fundamentais na União Europeia

O curso Internacional de Direitos Fundamentais na União Europeia reúne um conjunto de professores de altíssima qualidade técnica de universidades portuguesas e espanholas.

Curso Internacional de Direitos Fundamentais na União Europeia

24 a 28 de junho de 2019

24 e 25 de junho: Santiago de Compostela, Espanha

27 e 28 de junho: Porto, Portugal

Sobre o Curso

O curso Internacional de Direitos Fundamentais na União Europeia reúne um conjunto de professores de altíssima qualidade técnica de universidades portuguesas e espanholas, em duas cidades ibéricas: Porto, Portugal e Santiago de Compostela, Espanha. Na Espanha a instituição acolhedora será a Universidade de Santiago de Compostela, cuja fundação remonta ao ano 1495, sendo uma das universidades públicas mais antigas da Espanha.

O programa apresenta uma gama de temas de grande relevância atual sobre os direitos fundamentais na Espanha, Portugal e União Europeia. As aulas serão ministradas em língua portuguesa e espanhola. Haverá tradutores nas salas de aulas para que os alunos possam se comunicar de maneira livre e direta com os docentes.

COORDENAÇÃO CIENTÍFICA

Prof. Doutor Fábio da Silva Veiga Professor de Direito na Universidad Europeia de Madrid. Presidente do Instituto Iberoamericano de Estudos Jurídicos – IBEROJUR.

Prof. Doutor Rubén Miranda Gonçalves – Professor de Direito na Universidade de Santiago de Compostela. Vice-presidente do Instituto Iberoamericano de Estudos Jurídicos.

Prof. Doutor José Julio Fernández Rodríguez Professor Titular de Direito Constitucional da Universidade de Santiago de Compostela.

COORDENAÇÃO ACADÉMICA

Prof. Ms. Vanessa Santiago – Professora de Direito da FAIT-Itapeva.

Caixa de texto: PROGRAMA E PROFESSORES

FÁBIO VEIGA

Professor do Máster en Abogacía da Universidad Europea de Madrid. Doutor em Direito Comercial pela Universidade de Vigo, Espanha. Professor convidado no Mestrado em Direito Privado Europeu da Universitá degli Studi di Reggio Calabria, Itália. Professor convidado na Pós-graduação em Direito Internacional da Universidade Lusófona do Porto, Portugal.

Tema: "Direitos humanos e empresas transnacionais"

RUBÉN MIRANDA

Professor do Máster en Seguridad y Conflictos Internacionales da Universidade de Santiago de Compostela (USC). Doutorando em Direito Administrativo pela Universidade de Santiago de Compostela. Mestre em Direito Administrativo. Professor convidado na Universidad de Las Palmas de Gran Canaria, Espanha. Professor convidado na Pós-graduação em Direito Internacional da Universidade Lusófona do Porto, Portugal.

Tema: "Questões atuais dos direitos humanos na Espanha"

JOSÉ JULIO FERNÁNDEZ

Professor Titular de Direito Constitucional da Universidade de Santiago de Compostela, Espanha. Diretor do Centro de Estudos de Seguridade da Universidade de Santiago de Compostela. Foi Provedor de Justiça no

Parlamento da Galícia durante oito anos. Doutrinador e autor de várias obras jurídicas.

Tema: “Direitos fundamentais na democracia contemporânea”

GILBERTO ATENCIO VALLADARES

Professor convidado da Universidade de Santiago de Compostela. Doutor em Direito pela Universidade de Salamanca.

Tema: "Derechos fundamentales en el ámbito del derecho tributario español".

RUI ZEFERINO FERREIRA

Professor de Direito do Instituto Superior do entre Douro e Vouga, Portugal. Pesquisador no Doutorado em Direito da Universidade de Santiago de Compostela. Mestre em Direito pela Universidade do Porto, Portugal.

Tema: "As liberdades civis e os direitos fundamentais no contexto europeu". CATHERINE MAIA

Professora de Direito Internacional da Universidade Lusófona do Porto. Professora do Instituto de Estudos Políticos de Paris (Sciences Po), França. Professora convidada na Universidade de Lille, França.                                           Pesquisadora Doutora da Academia Internacional de Direitos Humanos de Genebra, Suíça.

Tema: "Justiça penal internacional e responsabilidade penal internacional do indivíduol".

CATARINA S. BOTELHO

Professora de Direito Constitucional da Universidade Católica Portuguesa, Escola do Porto. Coordenadora da Mobilidade Internacional de estudantes da Universidade Católica Portuguesa, Escola do Porto. Doutora em Direito Constitucional.

Tema: “Direitos sociais na Constituição Portuguesa”.

ADRIANA NEVES

Professora de Direito no Instituto Superior de Serviço Social do Porto. Doutoranda pela Universidade de Vigo, Espanha. Mestre em Direito pela Universidade do Porto.

Tema: “Direitos fundamentais do idoso”.

ROSSANA MARTINGO CRUZ

Professora de Direito Civil (família) na Universidade do Minho, Portugal. Professora do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Portugal. Doutora em Direito pela Universidade do Minho.

Tema: “Novos direitos fundamentais de família no contexto português”

Caixa de texto: EMISSÃO DE CERTIFICADOS

Será expedido certificado de participação do curso no total de 20 horas, com a validação do Instituto Iberoamericano de Estudos Jurídicos (Portugal) e a Universidade de Santiago de Compostela, CESEG (Espanha).

Caixa de texto: INVESTIMENTO

Valor integral: 1.250,00 reais

Parcelas fixas: 312,50 reais (4x boleto bancário) a data final do último pagamento não pode ultrapassar o mês de junho de 2019.

Caixa de texto: INSCRIÇÕES

Para realizar a sua inscrição no Curso, entre em contato com a equipe de organização através do e-mail: iberojur@iberojur.com (assunto: Curso Internacional de Direitos Fundamentais na União Europeia)

Número mínimo de inscrições: 20 Número máximo: 60

SECRETARIADO