Postado em 22/10/2018

Alunos do curso de farmácia realizam entrevista com os gestores da saúde dos municípios da região

Alunos do 4° período do Curso de Farmácia realizam entrevista com os gestores locais do SUS da região de Itapeva.

Alunos do 4° período do Curso de Farmácia realizam entrevista com os gestores locais do SUS da região de Itapeva, com objetivo de conhecer o sistema de saúde do seu local de residência e identificar as dificuldades e avanços do SUS naquele território, através da pesquisa com o responsável pela condução da Política de Saúde do seu município, buscando entender a forma de aplicação dos recursos em saúde e identificar se os princípios do SUS estão sendo respeitados na gestão local.

Dentre os municípios foram visitados Apiaí, Bom Sucesso de Itararé, Buri, Itaberá, Itapeva, Itararé, Itapirapuã Paulista, Nova Campina, Sengés e Taquarituba. Após o desenvolvimento das atividades nos respectivos municípios, foi realizado seminário pelos grupos e construção de linha do tempo do histórico do SUS, relacionando o processo de desenvolvimento histórico e o que de fato está acontecendo hoje.

“O desenvolvimento das atividades em cenários de aprendizagem no SUS possibilita a interação efetiva dos acadêmicos e docentes com o sistema público de saúde e proporciona a inovação com a utilização de novas formas de aprendizagem, conforme determina a nova Diretriz Nacional Curricular do Curso de Graduação em Farmácia. Parabéns pela iniciativa, profa. Esp. Nielse Fattori e seus alunos que brilharam demonstrando domínio do tema e satisfação em apresentar suas percepções sobre o SUS do seu município”, ressalta a professora MSc. Vivian Ferrari, Coordenadora do Curso de Farmácia.

“Enquanto docente, tenho muito a agradecer a todos os gestores dos municípios envolvidos na atividade, aos alunos que não mediram esforços e dedicação para apresentar um trabalho perfeito, à coordenação e direção da FAIT pela confiança depositada na disciplina Políticas Públicas de Saúde, proporcionando a oportunidade de realizar trabalhos extra muro levando o nome da instituição como estandarte”, conta profa. Esp. Nielse Fattori.

22-10-2018 Farmácia entrevista gestores da saúde