Postado em 05/05/2018

Farmacêutico na Praça

Alunos e professores do Curso de Farmácia, em parceria com o CRF/SP, farmacêuticos voluntários e farmacêuticos da Secretaria Municipal da Saúde de Itapeva, realizaram atendimento gratuito para população.

Curso de Farmácia em parceria com CRF/SP e Secretaria da Saúde promovem atendimento para população em comemoração ao Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos

Na manhã do dia 05 de maio, os alunos e professores do Curso de Farmácia da FAIT estiveram reunidos, em parceria com o Conselho Regional de Farmácia da Estado de São Paulo CRF/SP, farmacêuticos voluntários e farmacêuticos da Secretaria Municipal da Saúde de Itapeva, realizando atendimento gratuito para população, em comemoração ao Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos.

Foram realizados cerca de 400 atendimentos, incluindo orientação farmacêutica sobre plantas medicinais e fitoterápicos, exposição da coleção de vasos de plantas medicinais, divulgação das ações da Farmácia Viva e projetos relacionados, e também orientação sobre o uso, armazenamento e descarte de medicamentos. Os acadêmicos acompanharam a execução dos serviços farmacêuticos e fizeram a orientação na forma de palestras para população e orientação técnica sobre temas relativos à saúde e esclarecimento de dúvidas. Foram realizados serviços farmacêuticos gratuitos para população, incluindo verificação de pressão artéria e teste de glicemia capilar.

A profa Vivian Ferrari Lima Scaranello Machado, coordenadora do Curso de Farmácia da FAIT ressalta que “os medicamentos são produzidos com o intuito de beneficiar as pessoas, mas se não forem utilizados corretamente podem desencadear reações indesejáveis e causar danos graves à saúde, até mesmo a morte”.

Estudos apontam que no Brasil há mais de 27 mil casos de intoxicação causada por medicamentos por ano. O farmacêutico é o profissional especializado capaz de minimizar e até eliminar esses riscos através da assistência farmacêutica. Seu papel é fundamental para contribuir neste processo, uma vez que o seu trabalho é o de cuidar e proteger a saúde da população, verificar se o paciente faz uso de outros medicamentos que poderão ser ineficazes ou até mesmo causar interações, resultando em reações adversas.

Promover o uso racional de medicamentos é um grande desafio! Existe uso racional quando os pacientes recebem os medicamentos apropriados à sua condição clínica, em doses adequadas às suas necessidades individuais, por um período de tempo adequado e ao menor custo possível para eles e sua comunidade e o farmacêutico faz parte processo....

07-05-2018 farmacêutico na praça