(15) 99806-3557 / 99806-3563

Postado em 28/04/2018

A XV SEMANA JURÍDICA TRAZ GRANDES JURISTAS

A XV Semana Jurídica realização Curso de Direito da FAIT e 76ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB/SP, teve início no dia 23 e encerrou no dia 27 de Abril e foi marcada pela grande participação dos alunos do Curso de Direito e pelos temas atuais tratados nas palestras.

O evento contou com a presença unânime do corpo discente, além de advogados e profissionais da área jurídica, mantendo durante toda a semana em torno de 500 pessoas diariamente.

Durante toda a Semana Jurídica foram ministrados minicursos no período vespertino,  sobre temas atuais dos Direito, dentre os temas:  " NULIDADES EM PROCESSO PENAL E A JURISPRUDÊNCIA DO STJ – UMA ANÁLISE PRAGMÁTICA ", que  foi conduzido pelo Dr. Leonardo Mariozi Russi (Advogado e Professor do Curso de Direito da FAIT); “ASPECTOS MATERIAIS E INSTRUMENTAIS DA LEI DO INQUILINATO” ministrado pelo Dr. Marcio Calçada ( Advogado e Professor do Curso de Direito) e “CLÍNICA DE DIREITO CONSTITUCIONAL: NEOLIBERALISMO VERSUS DIREITOS SOCIAIS EM BUSCA DE UMA SOLUÇÃO DEMOCRÁTICA E PRAGMÁTICA”, ministrado pelo Dr. Roberto Carneiro Filho (Advogado e Professor do Curso de Direito da FAIT) .

 

As palestras foram ministradas no período noturno, e os alunos e docentes, tiveram a oportunidade de prestigiar palestras com temas de extrema relevância, além de receber renomados profissionais e estudiosos do Direito.

 

A abertura da Semana Jurídica contou com presença ilustre da Dr. Edevaldo de Medeiros, Juiz Federal da 1ª Vara Federal de Itapeva/SP que ministrou brilhantemente sua palestra com o tema “PRINCÍPIO DA (I)LEGALIDADE”, trazendo de forma crítica assuntos da nossa atualidade e fazendo uma reflexão necessária a respeito da Democracia.

 

Na sequência a Semana Jurídica recebeu dois grandes juristas, o Dr. Flávio Martins e Dr. Hélio Gustavo Alves.

 

O Dr. Flávio Martins, ministrou a palestra “NOVOS TEMAS DE DIREITO CONSTITUCIONAL, Mestre e Dourando em direito constitucional pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, autor do livro “Curso de Direito Constitucional pela editora revista dos Tribunais,  ele abrilhantou a Semana Jurídica com sua presença.

 

O Dr. Hélio Gustavo Alves, é advogado, parecerista, mestre e doutor em direito das relações sociais pela PUC/SP, ministrou a palestra “NOVAS TESES DE BENEFÍCIOS PREVIDENCIÁRIOS”, e tratou de vários temas considerados desafios na área do Direito Previdenciários, dentre eles a Reforma Previdenciária. Seu carisma e suas ideias motivacionais conquistaram todos os alunos que ficaram muito envolvidos e motivados com o jurista. Sua presença na XV Semana Jurídica foi um grande privilégio para todos os profissionais da área do Direito.

 

A presença destes dois grandes juristas foi um grande privilégio aos alunos e profissionais da área do Direito da região, fazendo a excelência da XV Semana Jurídica, e mais uma vez o evento é consagrado e um sucesso.

 

No penúltimo dia, o Dr. Nehemias Domingos de Melo, autor de diversas obras jurídicas, ministrou a palestra “DANO MORAL NAS RELAÇÕES DE TRABALHO APÓS A REFORMA TRABALHISTA”, e possibilitou a todos uma reflexão crítica com ao tema.

 

E no encerramento da XV Semana Jurídica, promoveu o I Concurso de Oratória dos acadêmicos de Direito da FAIT, cada participante tinha de 5 a 10 minutos para tratar do assunto proposto e os avaliadores levaram em consideração os itens voz, conteúdo, apresentação e tempo.

 

Os alunos finalista no concurso foram: JULIA MENDES VIEIRA DA CRUZ, aluna 1°período A; LUCAS RICARDO DA SILVA, aluno do 9°período A; MAYKON CHARLES FORTES MARTINS aluna do 5°período B; MAURÍCIO MELLO COSTA aluno do 5° período B; PAULO HENRIQUE NEVES MELO aluno do 3°período B e o aluno PAULO SERGIO FERNANDES PINHEIRO aluno do 7° período B.

 

A composição dos jurados contou com a participação Dr Marcelo Moura Penteado (Advogado Pós Graduado Direito Processo Civil e Presidente da 76ª Subsecção da Ordem dos Advogados Do Brasil Itapeva/SP), Professora Mestre Samara Agapto Tavares Das Neves, Professor Especialista Rodolfo Boranga,  Sr. Marcos Roberto Pinto Corrêa ( Mestre em Comunicação e Linguagens, Professor Universitário e Servidor da Justiça Federal de São Paulo) e Sr. Airton Humber (Engenheiro, Pós Graduado em Administração de Empresas, Diretor da Humber Seguros e Pastor). Os vencedores foram em 1° Lugar PAULO HENRIQUE NEVES MELO aluno do 3°período B, que ganhou um Tablet e um bolsa de estudo do Damásio Educacional, em 2° Lugar LUCAS RICARDO DA SILVA, aluno do 9°período A, ganhou uma Caixa de Som com microfone e em 3° lugar PAULO SERGIO FERNANDES PINHEIRO aluno do 7° período B. O concurso foi um sucesso e oportunizou aos alunos a possibilidade de  aprimorar a oratória, instrumento cada vez mais utilizado pelos operadores do direito nos tribunais e demais órgãos de acesso à justiça.

 

Tal evento é de suma importância para o Curso de Direito, bem como para toda a sociedade, uma vez que reúne profissionais renomados e qualificados que proporcionam um momento de aperfeiçoamento, aprendizagem e crescimento profissional, quando tratam de temas atuais em discussão no mundo jurídico. Todos os anos a Semana Jurídica é realizada e a cada ano se torna um evento importante e esperado por todos da área do Direito em nossa região. 

 

Para a Coordenadora do Curso de Direito a Professora Vanessa Aparecida Costa Santiago, o evento é de suma importância para a comunidade acadêmica e profissionais da área jurídica e esse ano foi marcada pela forte participação dos alunos que demonstra a cada dia a preocupação com o aprendizado. A Coordenadora ressalta que a Excelência do Curso está no comprometimento dos docentes e discentes que foi claramente demonstrada na Semana Jurídica pelo envolvimento de todos. Ao final a Coordenadora agradeceu a todos os envolvidos: alunos, professores e parceiros que oportunizaram a realização de uma Semana Jurídica de muito sucesso a todos.

 

04-05-2018 XV semana juridica

FAEF FAIT FAIP Eduvale

Newsletter

Receba informativos e novidades em seu email


Fale Conosco

(15) 99806-3557 / 99806-3563
Copyright © 2017 GRUPO FAEF. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por StrikeOn.