Postado em 21/03/2018

ENGENHARIA FLORESTAL DA FAIT REALIZA PALESTRAS SOBRE O DIA DA ÁGUA NA SALA VERDE DE ITAPEVA

No dia 20 de março de 2018, o professor Dr. Edjair Augusto Dal Bem, realizou na Sala Verde na cidade de Itapeva, palestras para alunos das escolas públicas de Itapeva e Nova Campina com o objetivo das comemorações ao dia mundial da água, bem criar consciência sobre o uso e conflitos pela água

No dia 20 de março de 2018, o professor Dr. Edjair Augusto Dal Bem, coordenador dos cursos de Agronomia e Engenharia Florestal da FAIT, realizou na Sala Verde na cidade de Itapeva, palestras para alunos das escolas públicas de Itapeva e Nova Campina com o objetivo das comemorações ao dia mundial da água, bem criar consciência sobre o uso e conflitos pela água.

O dia mundial da água, comemorado no dia 22 de março de cada ano, foi instituído em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU), que tem por objetivo de alertar a população internacional sobre a importância da preservação da água para a sobrevivência de todos os ecossistemas do planeta.

Este recurso natural essencial para todos os tipos de vida, não está disponível a todas as pessoas do planeta, estima-se que apenas aproximadamente 1% de todas as águas no planeta estão disponíveis ao consumo. Segundo dados da UNICEF cerca de 20% de toda a população mundial não tem acesso a agua potável, e por esta falta de água, a ONU estima que cerca de 1400 crianças morrem diariamente por consequência da falta de água. Por consequência pela má distribuição da agua, conflitos são constantes.

O Brasil detem cerca de 12% de toda a água mundial, porem distribuídas de forma desigual ao longo de nosso território. Em conformidade com dados do IBGE (2010), cerca de 68% de toda água brasileira estão na região Norte, o Centro-Oeste (16%), Sul (7%), Sudeste (6%) e o Nordeste (3%).

Medidas de preservação a água se torna necessárias, haja visto que este recurso se torna esgotável mediante a poluição e contaminação, má uso da água entre outros fatores, e que ações diárias de cada pessoa vão contribuir para a continuidade da utilização de bem natural por todos nós.

27-03-2018 Palestra florestal casa verde