Postado em 20/02/2018

FARMÁCIA VIVA NA FAIT REALIZA PRIMEIRO TESTE PARA PRODUÇÃO DE CHÁS PARA O SISTEMA MUNICIPAL.

Com a volta às aulas e o início do período letivo, os alunos do 1° período do Curso de Graduação em Farmácia da FAIT estiveram reunidos na Farmácia Ensino.

Com a volta às aulas e o início do período letivo, os alunos do 1° período do Curso de Graduação em Farmácia da FAIT estiveram reunidos na Farmácia Ensino, localizada no Bloco K, na FAIT para comemorar mais uma grande conquista para o Sistema Único de Saúde. Sob a supervisão da professora Mestre Vivian Ferrari Lima Scaranello Machado (Coordenadora do Curso de Farmácia da FAIT) e da farmacêutica Francine Campolim Moraes (Secretaria de Saúde), os alunos realizaram o primeiro teste para fracionamento, embalagem e rotulagem de drogas vegetais, que serão disponibilizadas na rede municipal de saúde de Itapeva.

A Farmácia Viva (Farmácia Ensino da FAIT e Unidade de Produção, Distribuição e Dispensação de Medicamentos Fitoterápicos do município de Itapeva) foi inaugurada em abril de 2017, no contexto do Projeto “Consolidação do Arranjo Produtivo Local (APL) de Plantas Medicinais e Fitoterápicos”, está atendendo a população e construindo um trabalho maravilhoso que vem encantando a todos os envolvidos, com atividades de ensino, pesquisa e extensão à comunidade.

Além da FAIT e Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de Itapeva, também fazem parte desta parceria a Cooperativa de produção de plantas medicinais (Cooplantas); Redesfito do Núcleo de Gestão em Biodiversidade e Saúde (NGBS/Fiocruz) e a ONG Instituto Cílios da Terra (ICT).

A Coordenadora do Curso de Farmácia da FAIT Profa. MSc. Vivian ressalta que o projeto está proporcionando momentos incríveis para os professores e alunos, considerando as diversas atividades que já foram realizadas, no âmbito da iniciação científica, tais como a elaboração de TCCs e publicação de artigos científicos; e também projetos de extensão junto à comunidade. As atividades estão ampliando os sistemas produtivos de base familiar a partir dos conhecimentos tradicionais e possibilitando a produção de fitoterápicos e plantas medicinais com fornecimento gratuito para o sistema único de saúde, no município de Itapeva, com padrões técnicos e científicos de qualidade, e assim com maior segurança para população.

A Coordenadora do APL Fito Itapeva Francine comenta que a Farmácia Viva iniciou com a produção de três fitoterápicos (gel de barbatimão, xarope de guaco e cápsulas de garra de diabo), mas que vem ampliando a produção de acordo com a demanda das Unidades de Saúde, tendo iniciada a distribuição do gel de calêndula, logo também o gel de erva baleeira e cápsulas de maracujá e castanha da índia, além das drogas vegetais para preparo de chás medicinais. A procura vem crescendo a cada dia, com ótima resposta clínica. Ainda está em fase de elaboração um guia de prescrição das plantas medicinais e fitoterápicos disponíveis na rede municipal, que será disponibilizado a todos os profissionais de saúde do SUS, visando o aumento da adesão destes à fitoterapia.

A farmácia viva é sem duvida uma conquista da população, que pode dispor de uma opção natural para o cuidado à saúde, do governo municipal, já que Itapeva é reconhecida hoje como referencia nacional na implantação da Política de Plantas Medicinais e Fitoterápicos e da FAIT, que cada dia mais fortalece a parceria com os serviços de saúde de Itapeva, cumprindo com excelência seu papel social junto à comunidade itapevense e formando profissionais e cidadãos.

A Farmácia Viva está em funcionamento de segunda à sexta feira, das 08 às 17 horas para atendimento da população. A comunidade também pode ser atendida através das unidades de saúde pública do município de Itapeva!

20-02-2018 Farmacia Viva