(15) 99806-3557 / 99806-3563

Núcleos

NAIDH

 

O Núcleo de Acessibilidade, Inclusão e Direitos Humanos (NAIDH) tem por objetivo propor, avaliar e fiscalizar as demandas e providências inerentes ao processo de inclusão, permanência e acessibilidade das pessoas com deficiência na FAIT e funciona também como órgão consultivo e deliberativo responsável pela concepção e definição dos procedimentos de acessibilidade, inclusão e Direitos Humanos de alunos, professores, funcionários corpo técnico administrativo e comunidade externa.

A existência desse Núcleo no meio acadêmico proporcionará a garantia o atendimento ao Estudante com Deficiências, limitações, superdotações e com Transtorno do Espectro Autista, prevendo o desenvolvimento de ações voltadas para o acesso, para a permanência e para qualidade do ensino oferecidos aos estudantes matriculados na Instituição e aos seus colaboradores, cumprindo desta forma com a integral proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista.

Também possibilitará a garantia de que a infraestrutura da instituição esteja adequada para permitir a locomoção para pessoas com mobilidade reduzida, adaptação de sanitários, bebedouros e sinalização tátil e em braile compatível para pessoas com deficiência visual, de forma que o estudante, professores e demais funcionários tenham acesso a todos os espaços institucionais.

Desta forma, pode se entender que o NAIDH é o principal  responsável por  promover ações de difusão dos Direitos Humanos, como processo dinâmico, multidimensional, que envolva toda a comunidade acadêmica e que dissemine a necessidade de igualdade e de defesa da dignidade humana.

 

Regulamento NAIDH 2013

Regulamento NAIDH 2016

 



 

NUPES - Núcleo de Pesquisa

 

A preocupação com a pesquisa, como eixo básico da Instituição, gerou a necessidade da criação do Núcleo de Pesquisa – NUPES - da FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS E AGRÁRIAS DE ITAPEVA - FAIT, cuja tarefa permanente é consolidar a vocação da faculdade, não só para o ensino, mas também para a pesquisa de alto nível. Sua finalidade precípua é oferecer aos quadros docente e discente da instituição condições intelectuais e materiais favoráveis ao desenvolvimento da pesquisa.

 

Modelo de Projeto 2014

 

Modelo de Apresentação Física - TCC

 

Regulamento NUPES - 2009

 

Regulamento NUPES - 2016

 

Modelos de Relatórios do PIC

 

Fichas de Avaliação do Desempenho BIC

 

Modelo de Artigo 2016

 

Dicas para Apresentação de TCC

 



 

NUTIC - Núcleo da Tecnologia e da Comunicação

 

Regulamento NUTIC - 2009

 

Regulamento NUTIC - 2016



 

NUEST - Núcleo de Estágio

 

Regulamento NUEST - 2009

Regulamento NUEST - 2016

Convênio de concessão de Estágio

Manual do Estagiário

Lei 11.788

Cartilha - Lei Estágio

Termo de Compromisso - Estágio sem Remuneração

Termo de Compromisso - Estágio Remunerado

Empresas Conveniadas

 

Núcleos de apoio da Faculdade de Ciências Sociais e Agrárias de Itapeva

 

A FAIT demonstra grande preocupação no atendimento aos acadêmicos, e, para isso, elaborou o Programa de Atendimento ao Discente. Através deste, desenvolve ações diárias para o acompanhamento e atendimento ao corpo discente da Instituição em seus diversos Cursos Superiores, visando à identificação e solução das dificuldades pedagógicas e acadêmicas dos alunos de graduação e de pós-graduação. Este programa acadêmico completa-se aos demais planos e programas da FAIT formando um rol de ações que buscam a qualidade nas atividades acadêmicas. E, para que o programa possa ser efetivamente implementado, a FAIT incentiva e dá condições de funcionamento dos seguintes núcleos de apoio:

 

Núcleo de Pesquisa - NUPES

 

A preocupação com a pesquisa, como eixo básico da Instituição, gerou a necessidade da criação do Núcleo de Pesquisa – NUPES, cuja tarefa permanente é consolidar a vocação da Faculdade, não só para o ensino, mas, também, para a pesquisa de alto nível. Sua finalidade precípua é oferecer aos quadros docente e discente da Instituição condições intelectuais e materiais favoráveis ao desenvolvimento da pesquisa.

 

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

 

 

A iniciação científica constitui um instrumento necessário à política geral de pesquisa das instituições de ensino superior, que visam atingir o grau de excelência desejado pela comunidade científica atual e contribuir para a qualidade da formação de seus alunos. Como tal transformou-se em parâmetro de avaliação das instituições de Ensino Superior existentes no Brasil.

A Faculdade insere-se nesse universo ao determinar que os fundamentos de sua política de pesquisa estejam já inseridos nos primeiros degraus dos seus cursos de graduação. Nesses cursos, devem ser conduzidas as principais reflexões sobre os rumos do conhecimento, no âmbito da sua produção, organização e difusão, além de sua compatibilidade com a lógica social.

Por outro lado, os alunos da graduação devem ser vistos como candidatos natos aos programas de pós-graduação da Instituição e, como tais, iniciados nos caminhos da construção do conhecimento. O Programa de Iniciação Científica da FAIT é coordenado pelo NUPES.

 

Estímulo e auxílio para participação em Eventos

 

Há uma política de auxílio aos membros da Instituição em relação à apresentação de trabalhos científicos em eventos nacionais e internacionais. O membro que constatar ter o aceite do trabalho para apresentação em eventos nacionais e internacionais, submete pedido de auxílio para participação nos mesmos, com anexo do aceite, datas e justificativa, para receber dispensa das aulas, auxilio transporte, alimentação e estadia.

É uma ajuda pecuniária aprovada anualmente pelo Conselho Superior, a quem cabe definir o número de bolsas auxílios para apresentação de trabalhos científicos por alunos da graduação, dentro e fora do Estado de São Paulo.

 

Estímulo para divulgação da Produção Científica

 

 

A pesquisa tem sido alvo de destaque na FAIT. Diante dos objetivos estabelecidos pela Instituição, tem se revelado de grande relevância social e científica. Assim, considera-se o incentivo a Pesquisa o maior investimento realizado pela Instituição, pois é por essa via que a Faculdade promove intelectual e financeiramente o crescimento de alunos e professores, que podem, pela produção do conhecimento científico, devolver à comunidade e aos parceiros a contribuição e respeito nestes depositados.

Além da publicação nos Anais, trabalhos científicos também são divulgados através da Revista Eletrônica da FAIT. A FAIT acredita que, a pesquisa torna possível devolver a toda sociedade local e regional, a confiança e contribuição dispensadas à Instituição.

Todos os membros da Instituição são estimulados a desenvolver a pesquisa, a participar em eventos acadêmicos e científicos, bem como a publicar e divulgar trabalhos científicos, através do estímulo recebido pelo Plano de Carreira da Instituição. A FAIT conta, como veículo de divulgação da produção intelectual, artística e cultural do corpo docentes e técnico-administrativo (livros, revistas, jornais, editora) a Editora FAIT e, ainda, como anteriormente citada, a Revista Eletrônica. Tais atividades são administradas pelo NUPES.

 

 

Núcleo de Ensino - NUEN

 

 

O NUEN é um órgão de apoio técnico-administrativo da Diretoria da FAIT mantida pela SOCIEDADE CULTURAL E EDUCACIONAL DE ITAPEVA, sendo responsável pelo acompanhamento da política educacional e por sua articulação com o ensino de graduação, funcionando como suporte técnico-pedagógico para as diversas atividades relacionadas ao desenvolvimento e aprimoramento dos cursos de graduação.

 

Serviço Institucional de Orientação Educacional (SIOE)

        

O Serviço Institucional de Orientação Educacional (SIOE), da SOCIEDADE CULTURAL E EDUCACIONAL DE ITAPEVA, tem como finalidade desenvolver um trabalho de apoio aos estudantes, objetivando a orientação psicopedagógica articulada com o Projeto Pedagógico da Faculdade mantida.

O SIOE tem disponibilizado atendimento a todos os estudantes da Instituição. Analisa conceitos e teorias que embasam o olhar e a escuta, visando a identificação no comportamento dos alunos dos aspectos intervenientes que estão prejudicando sua aquisição de conhecimentos, sua forma de relacionamento com o mundo e com as pessoas nas diferentes situações. O trabalho é desenvolvido tanto no aspecto individual, com o sujeito aprendiz, como também nas relações interpessoais de aprendizagem e de saberes múltiplos. Este serviço auxilia na identificação das dificuldades do processo de aprendizagem, uma vez que lida com os problemas contemporâneos concernentes ao sujeito.

 

PRINCIPAIS ATIVIDADES REALIZADAS PELO SIOE

- entrevista psicológica;

- entrevista pedagógica;

- elaboração e acompanhamento de trabalhos escolares;

- elaboração e acompanhamento de esquemas e procedimentos de hábitos de estudo;

- acompanhamento e orientação de dificuldades comportamentais;

- desenvolvimento dos atributos afetivos;

- aconselhamento, orientação e re-orientação vocacional;

- planejamento, coordenação e dinamização das atividades que tenham como objetivo a aprendizagem, o desenvolvimento da personalidade e a orientação educacional.

 

Programa de Atendimento Psicológico

 

 

Apresentação do SOS Psicólogo

O SOS Psicólogo é um programa desenvolvido pela FAIT, que tem um claro objetivo de promover ações que operem na promoção da saúde emocional e de melhores condições de convivência dos alunos entre si, com seus professores, dos servidores entre si, dos servidores com os alunos etc.; compreendendo que ampliar o acesso da comunidade interna aos serviços de saúde emocional e física, pois tais aspectos estão interligados, pode significar um diferencial importante de integração e participação e uma resposta afetiva da Instituição às demandas sociais verificadas em nosso cotidiano.

 

 

Programa Institucional de Nivelamento

 

 

O NUEN mantem o Programa Institucional de Nivelamento dos alunos da FAIT. Com o objetivo de expandir e melhorar os conteúdos vistos no Ensino Fundamental e Médio, e ainda ampliar a qualidade dos discentes para fazer frente aos desafios que encontrarão no Ensino Superior, a FAIT, desenvolve um Programa de Revisão de Conteúdos Elementares aos ingressantes através do Processo Seletivo. Os conteúdos serão ministrados por professores da FAIT e ainda por alunos dos últimos semestres, durante o início de cada semestre letivo.

Será desenvolvido um acompanhamento aos nossos alunos durante os semestres, com aulas individuais e/ou grupais, assim como formação de grupos de estudos, aos sábados em período integral.

As disciplinas a serem oferecidas, para recuperação de conteúdos, que não foram devidamente aprendidos no Ensino Médio serão: Português; Matemática; Física; Química; Biologia e Informática e outros conteúdos que se fizerem relevantes.

Atividades de Monitoria

 

A monitoria tem por objetivo despertar, no aluno que apresenta rendimento acadêmico comprovadamente satisfatório, o gosto pela carreira docente e assegurar a cooperação do corpo discente ao docente, nas atividades de ensino, pesquisa e extensão. A monitoria não implica vínculo empregatício e não é admitido que o monitor exerça suas atividades sem a presença do professor responsável.

Além do certificado de monitoria, a ser concedido no final do período de exercício dessa atividade, a Faculdade poderá conceder Bolsa de Estudo Parcial e conferir o título de monitor, cuja importância é relevante para o ingresso na carreira docente, nesta Instituição.

A seleção de monitores será realizada anualmente, no início do período letivo, por intermédio dos docentes, com a participação da Coordenadoria dos Cursos. A inscrição se realiza mediante edital e seleção dos monitores das disciplinas que os docentes solicitaram.

 

Núcleo de Extensão e Ação Comunitária - NEACO

 

 

Em meio às necessidades sociais contemporâneas que assinalam as prioridades da FAIT, ao definir os múltiplos campos de formação educacional e produção acadêmica, impõe-se, hoje, com significante urgência, a inter-relação da academia com a comunidade, especificamente no que diz respeito ao desenvolvimento de uma ação social responsável que promova não apenas o assistencialismo, mas, principalmente: transformação social e sustentabilidade.

 

 

Núcleo de Tecnologia, Informação e Comunicação - NUTIC

O NUTIC é responsável pela atuação em informática de maneira estratégica, administrando atividades que elevem a percepção de imagem e qualidade para a comunidade acadêmica e área administrativa. Responsável, também, pela vistoria nos laboratórios, na qual é verificado o estado físico dos micros, o funcionamento dos programas que serão utilizados durante as aulas, atualização do antivírus e a verificação da rede dos laboratórios. Estas são ações necessárias para o bom desempenho nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

 

Núcleo de Prática Jurídica - NPJ

 

O referido núcleo tem como objetivo centralizar as ações referentes aos estágios na sua respectiva área de atuação, como por exemplo: encaminhar ações as questões de organização dos estágios, manter atualizado cadastros discentes, formalizar convênios entre a instituição e as empresas concedentes, emitir certificados de Estágio Curricular não Obrigatório.

 

Núcleo de Estágio – NUEST

 

               

O Núcleo de Estagio tem como objetivo promover a Infraestrutura necessária para atendimento ao aluno em fase de estagio supervisionado, disponibilizando documentos obrigatórios como, Carta de Estagio, Modelo de Relatório e Modelo de Termo de Compromisso.  São atribuições complementares ao núcleo, orientar o aluno na elaboração do relatório de estagio, protocolar todos os documentos entregues ao NUEST, avaliação do relatório de estagio que será entregue ao Professor Supervisor. 

 

Acompanhamento de Egressos

 

 

O acompanhamento dos egressos se dá pela Coordenadoria de Acompanhamento de Egressos, que está subordinada ao Núcleo de Estágios - NUEST. A sistemática de acompanhamento dos alunos egressos, ou seja, daqueles que entregaram relatório final de estágio, é realizada mediante uma ficha de cadastro, mediante a qual o aluno informa a instituição onde estagiou, se ficou empregado nela ou não e se está trabalhando na área do curso ou não.

Com base nessas informações, a Coordenadoria de Acompanhamento de Egressos encaminha-os ao mercado de trabalho tendo como base a solicitação das empresas para a contratação de técnicos. São realizadas reuniões anuais para avaliação do desempenho dos egressos no âmbito da empresa e/ou instituição, como também pesquisas com os empregadores sobre o nível de satisfação com a força de trabalho empregada, oriunda da Instituição.

 

 

Núcleo Administrativo – Apoio Financeiro - NUAD

 

 

Existe ainda o Núcleo Administrativo, que é o órgão de assessoramento da Direção que, entre outras atribuições, cuida da distribuição de Bolsas de Estudo aos alunos carentes da Instituição. A FAIT mantém um programa de bolsas de estudo com investimento próprio e governamental.

Subprogramas com investimento institucional: Bolsa: Convênio com empresas; Bolsa Curso Superior; Bolsas de Iniciação Científica; Bolsa Trabalho Administrativo, Bolsa Aluno Carente e Bolsas Monitorias.

 

Subprograma com investimento governamental: ProUni, FIES, Ler e Escrever e Bolsa Escola da Família (Secretaria da Educação do Estado de São Paulo) em parceria com a IES.

 

 

Núcleo de Meio Ambiente – NUEMA

 

Responsável por propor ações que visualizem uma concepção do meio ambiente em sua totalidade, considerando a independência entre o meio natural, o socioeconômico e o cultural, sob o enfoque da sustentabilidade.

 

 

Núcleo de Acessibilidade, Inclusão e Direitos Humanos – NAIDH

 

O Núcleo de Acessibilidade, Inclusão e Direitos Humanos (NAIDH) tem por objetivo propor, avaliar e fiscalizar as demandas e providências inerentes ao processo de inclusão, permanência e acessibilidade das pessoas com deficiência na FAIT e funciona também como órgão consultivo e deliberativo responsável pela concepção e definição dos procedimentos de acessibilidade, inclusão e Direitos Humanos de alunos, professores, funcionários corpo técnico administrativo e comunidade externa.

A existência desse Núcleo no meio acadêmico proporcionará a garantia o atendimento ao Estudante com Deficiências, limitações, superdotações e com Transtorno do Espectro Autista, prevendo o desenvolvimento de ações voltadas para o acesso, para a permanência e para qualidade do ensino oferecidos aos estudantes matriculados na Instituição e aos seus colaboradores, cumprindo desta forma com a integral proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista.

Também possibilitará a garantia de que a infraestrutura da instituição esteja adequada para permitir a locomoção para pessoas com mobilidade reduzida, adaptação de sanitários, bebedouros e sinalização tátil e em braile compatível para pessoas com deficiência visual, de forma que o estudante, professores e demais funcionários tenham acesso a todos os espaços institucionais. Desta forma, pode se entender que o NAIDH é o principal responsável por promover ações de difusão dos Direitos Humanos, como processo dinâmico, multidimensional, que envolva toda a comunidade acadêmica e que dissemine a necessidade de igualdade e de defesa da dignidade humana.

 

Participação em Instâncias de Decisão

 

 

Os alunos têm espaço para participação e convivência em todas as instâncias de decisão da FAIT, através de seus representantes em Conselhos e Órgãos Colegiados e, especialmente, pelo Programa em Funcionamento na Instituição: Programa de Participação Permanente dos discentes na Administração da Instituição. Este programa se faz pela eleição e indicação dos representantes de classes (2), que se reúnem mensalmente com a Coordenação dos cursos para sugerir, criticar, decidir, reivindicar, apoiar e corrigir fatores que conduzam ao aprimoramento do PPC do curso. Estes alunos são chamados de “Agentes Multiplicadores de Informação” (AMIS) e tanto trazem informação para a Coordenação da FAIT como levam informação aos seus pares, em consonância com as normas e diretrizes do programa.

Núcleo de Acessibilidade, Inclusão e Direitos Humanos (NAIDH) tem por objetivo propor, avaliar e fiscalizar as demandas e providências inerentes ao processo de inclusão, permanência e acessibilidade das pessoas com deficiência na FAIT e funciona também como órgão consultivo e deliberativo responsável pela concepção e definição dos procedimentos de acessibilidade, inclusão e Direitos Humanos de alunos, professores, funcionários corpo técnico administrativo e comunidade externa.

A existência desse Núcleo no meio acadêmico proporcionará a garantia o atendimento ao Estudante com Deficiências, limitações, superdotações e com Transtorno do Espectro Autista, prevendo o desenvolvimento de ações voltadas para o acesso, para a permanência e para qualidade do ensino oferecidos aos estudantes matriculados na Instituição e aos seus colaboradores, cumprindo desta forma com a integral proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista.

Também possibilitará a garantia de que a infraestrutura da instituição esteja adequada para permitir a locomoção para pessoas com mobilidade reduzida, adaptação de sanitários, bebedouros e sinalização tátil e em braile compatível para pessoas com deficiência visual, de forma que o estudante, professores e demais funcionários tenham acesso a todos os espaços institucionais.

Desta forma, pode se entender que o NAIDH é o principal responsável por promover ações de difusão dos Direitos Humanos, como processo dinâmico, multidimensional, que envolva toda a comunidade acadêmica e que dissemine a necessidade de igualdade e de defesa da dignidade humana.

 

 

 

Representação Estudantil

 

Os alunos têm representação garantida nos diferentes Órgãos Colegiados (Colegiado de Curso, CEPE,CONSU) da estrutura organizacional da Faculdade, na forma da legislação vigente, disciplinada no Regimento. O corpo discente dos cursos oferecidos pela Instituição pode organizar seus Diretórios Acadêmicos, regidos por Estatutos próprios, por eles elaborados e aprovados de acordo com a legislação vigente.O corpo discente, também, atua nas decisões administrativas via sua representação através dos AMIs.

 

Ouvidoria

 

A FAIT mantém um serviço de Ouvidoria que tem por finalidade facilitar as relações entre os alunos, a comunidade e a Instituição de Ensino.

DO OUVIDOR

O Ouvidor é um servidor da Instituição, facilitador das relações entre o cidadão e a Instituição de Ensino. As atividades do Ouvidor são Coordenadas pelo Diretor. O Diretor da Faculdade nomeia um ouvidor, para executar as atividades da Ouvidoria. Compete ao Ouvidor:

I.        receber, analisar, encaminhar e responder ao cidadão/usuário suas demandas;

II.      fortalecer a cidadania ao permitir a participação do cidadão;

III.   garantir ao cidadão o direito à informação;

IV.    ouvir as reclamações, denúncias, elogios, solicitações, sugestões ou esclarecer as dúvidas sobre os serviços prestados pela IES;

V.       receber, analisar e encaminhar as manifestações dos cidadãos aos setores responsáveis;

VI.    acompanhar as providências adotadas, cobrando soluções e mantendo o cidadão informado;

VII.  responder com clareza as manifestações dos usuários no menor prazo possível;

VIII.   esclarecer canais de comunicação de forma aberta, transparente e objetiva, procurando sempre facilitar e agilizar as informações;

IX.    agir com transparência, integridade e respeito;

X.       atuar com agilidade e precisão;

XI.    exercer suas atividades com independência e autonomia, buscando a desburocratização;

XII.  fomentar a participação do cidadão no controle e decisão dos atos praticados pelo gestor da IES.

 

 

FAIT Jr.

 

Existe um grupo de consultores juniores, que são estudantes de graduação, assessorados por mestres ou doutores da Instituição, que prestam um serviço de qualidade a um preço bastante inferior àquele que encontramos no mercado. O mercado está vendo que a Empresa Júnior é tão eficiente quanto qualquer outra empresa.

Missão

Dar oportunidade aos alunos de todos os cursos de graduação e sequenciais da FAIT Junior, para aplicação dos conhecimentos adquiridos na Faculdade, visando à formação de profissionais empreendedores nos mais diversos segmentos, a fim de desenvolver responsabilidade social e contribuir para a qualificação de organizações de pequeno e médio porte, e para a sociedade em geral.

Objetivos

-          Proporcionar ao estudante a aplicação prática de conhecimentos teóricos relativos à área de formação profissional específica.

-          Desenvolver o espírito crítico e empreendedor do aluno.

-          Intensificar o relacionamento Empresa / Faculdade.

-          Facilitar o ingresso de futuros profissionais no mercado de trabalho.

-          Contribuir com a sociedade, através da prestação de serviços, proporcionando aos seus clientes um trabalho de qualidade a preços acessíveis.

-          Valorizar a Instituição de Ensino, como um todo.

-          Estimular a formação de empreendedores e novas lideranças empresariais.

Ser reconhecida no Estado como a Empresa Júnior referência, pela qualidade dos serviços prestados e capacitação profissional dos acadêmicos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

FAEF FAIT FAIP Eduvale

Newsletter

Receba informativos e novidades em seu email


Fale Conosco

(15) 99806-3557 / 99806-3563
Copyright © 2017 GRUPO FAEF. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por StrikeOn.