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Graduação em

Odontologia

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Sobre o Curso

O CURSO DE ODONTOLOGIA DA FAIT

 

 

 

Sob o ponto de vista social, não se pode esquecer que o ensino é uma função do Estado e a interiorização do ensino superior de qualidade, além de facilitar o acesso à educação superior, pode criar polos regionais de desenvolvimento importantes. No entanto, o Estado não atende com ensino gratuito a essa comunidade regional, uma vez que instituições de ensino superior gratuitas se localizam em média, 300 quilômetros de Itapeva (Bauru, Sorocaba, Rio Claro, São Paulo, Botucatu, Ponta Grossa, Curitiba). A distância dificulta o deslocamento da população que, em sua maioria, fica cerceada de exercer o seu direito de ingressar em um curso superior, por residir em municípios distantes das Universidades, isto tudo agravado pelas dificuldades econômicas das famílias.

O objeto de preocupação do PPC do Curso de Odontologia, também, é sanar tais dificuldades, viabilizando oportunidades a um percentual maior da população e contribuir com o desenvolvimento da região Sudoeste do Estado de São Paulo.

Com o curso de ODONTOLOGIA na FAIT, o setor da saúde passa a desfrutar de perspectivas mais favoráveis com essa expansão, uma vez que a importância do movimento é histórica. A FAIT se destaca como protagonista no processo de expansão do ensino superior, gerando um efeito extraordinário no desenvolvimento, na justiça social, na distribuição de oportunidades em todas regiões de abrangência do projeto.

A Educação Superior viabiliza o desenvolvimento regional e o oferecimento do Curso de ODONTOLOGIA, certamente, é o agente da definitiva incorporação da região ao mapa do desenvolvimento do Estado de São Paulo.

Por todos os aspectos mencionados acima, a FAIT tem a certeza de que vem cumprindo seu papel de liderança neste processo, justificando a necessidade de continuar lutando pela expansão e acesso da comunidade à Educação Superior, conforme previsto no Plano Nacional de Educação.

 

DADOS GERAIS DO CURSO DE ODONTOLOGIA DA FAIT

 

 

Mantenedora: Sociedade Cultural e Educacional de Itapeva

Mantida: FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS E AGRÁRIAS DE ITAPEVA

Curso: Bacharelado em Odontologia

Turno de funcionamento: Diurno

Número de Vagas: 75 vagas

Regime Escolar: Semestral

Titulação: Bacharel em Odontologia

Carga Horária: 4200 horas*

* Se o aluno optar por cursar a disciplina optativa de “Libras” terá carga horária do curso de 4260 horas.

Período de Integralização: Mínimo de 10 semestres e Máximo de 18 semestres.

 

Forma de acesso ao curso

 

A forma de acesso ao curso de ODONTOLOGIA da Faculdade de Ciências Sociais e Agrárias de Itapeva – FAIT é assegurada através de aprovação em Processo Seletivo - Vestibular, apenas para candidatos que tenham concluído o Ensino Médio ou Equivalente, de acordo com o inciso II do art.44 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394/96.

 

Processo Seletivo – Vestibular

 

Seleção e admissão ao Curso de Graduação

 

O processo seletivo, segundo a legislação em vigor destina-se a avaliar a formação recebida pelos candidatos e a classificá-los dentro do estrito limite das vagas oferecidas, na graduação.

No edital de inscrição constam os cursos oferecidos, com as respectivas vagas, os prazos de inscrição, a documentação exigida, a relação das provas, os critérios de classificação e desempate e outras informações úteis.

Na ocasião do processo seletivo, a Faculdade tornará público:

- a qualificação do seu corpo docente em efetivo exercício nos cursos de graduação;

- a descrição dos recursos materiais à disposição dos alunos, como os laboratórios, computadores e acessos às redes de informação e acervo das bibliotecas;

- o elenco dos cursos reconhecidos e dos cursos em processo de reconhecimento, bem assim dos resultados das avaliações realizadas pelo Ministério da Educação;

- o valor dos encargos financeiros a serem assumidos pelos alunos e normas de reajuste aplicáveis ao período letivo a que se refere o processo seletivo.

O processo seletivo busca sempre abranger conhecimentos comuns às diversas formas de escolaridade do ensino médio, sem ultrapassar este nível de complexidade, sendo integrado por testes de múltipla escolha e por questões discursivas, que avaliem a reflexão crítica do candidato e sua aptidão para os cursos de graduação oferecidos pela instituição.

A classificação faz-se pela ordem decrescente dos resultados obtidos, sem ultrapassar o limite de vagas fixado, excluídos os candidatos que não obtiverem os níveis mínimos estabelecidos pela legislação vigente. A classificação obtida é válida para a matrícula no período letivo para o qual se realiza o processo seletivo, tornando-se nulos seus efeitos se o candidato classificado deixar de requerê-la ou, em o fazendo, não apresentar a documentação regimental completa, dentro dos prazos fixados.

Na hipótese de restarem vagas não preenchidas, poderá ocorrer novo processo seletivo ou nelas poderão ser recebidos alunos transferidos de outro curso ou instituição.

 

OBJETIVOS DO CURSO DE ODONTOLOGIA DA FAIT

 

 

A partir dos dados do Relatório Final de Pesquisa Estadual de Saúde Bucal SBSP 2015, foi possível conhecer as informações das condições de saúde bucal e das necessidades de tratamento da população dos municípios de abrangência da região do Sudoeste Paulista. As doenças bucais mais prevalentes nesta região foram a cárie dentária e a periodontite. Os dados demonstraram que o índice CPOD (Contagem de Dentes Cariados Perdidos e Obturados), o índice periodontal comunitário (CPI) e o percentual de indivíduos que necessitam de prótese superior e inferior desta região superaram a média do estado. Assim, os objetivos do curso, apresentados no PPC do curso, consideram o perfil do egresso que se espera formar, a estrutura curricular, o contexto educacional, características locais e regionais e praticas emergentes no campo do conhecimento em odontologia.

Desta maneira, tem-se como objetivo do curso de odontologia da FAIT formar o dentista, capacitado para realização de procedimentos educativos, preventivos e terapêuticos aplicando métodos de promoção de saúde e, quando necessário, procedimentos restauradores com o intuito de manter e/ou devolver aos dentes sua integridade fisiológica e, assim contribuir de forma integrada com outras especialidades para promoção, prevenção, diagnóstico e reabilitação das estruturas que formam o aparelho estomatognático, com formação crítica, autocrítica, humanística, ética e científica.

Isto porque a formação humanística é essencial para o profissional de saúde, na sua atuação e relações interpessoais na relação profissional-paciente exigindo o adequado preparo em áreas das ciências humanas. A formação ética é uma imposição do mundo atual, a sociedade brasileira clama por respeito aos preceitos éticos em todas as áreas, em todos os momentos, indistintamente. E a ética deve ser formada nas mentes com base na consciência de que o ser humano é ao mesmo tempo indivíduo, parte da sociedade e da espécie.

 

Objetivo Geral

Tem-se como objetivo geral, na implementação do Curso de Odontologia da FAIT, a formação de profissionais generalistas, humanistas, críticos e reflexivos, capacitados a absorver e a desenvolver novas tecnologias, com atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais e formação técnico científica, amparada em princípios éticos, humanísticos e sociais, dentro de uma abordagem integral do processo saúde doença, com equilíbrio entre excelência técnica e relevância social, visando o atendimento das necessidades da população brasileira nos diferentes níveis de atenção à saúde bucal. Consiste em ensino, pesquisa e assistência especializada na promoção, prevenção, diagnóstico e reabilitação das estruturas que formam o aparelho estomatognático, buscando formar profissionais capacitados com excelente habilidade técnica, fundamentados em amplo conhecimento teórico e compromissados socialmente a oferecer à população serviço de qualidade. O profissional formado deverá ser competente em estabelecer uma comunicação eficiente com seus pacientes e familiares e com os demais profissionais da saúde, promovendo saúde nos níveis de prevenção, intervenção precoce e tratamento integrado e especializado.

 

 

Não existem soluções simples ou imediatas para a questão da educação. Trata-se de uma questão extremamente complexa, que exige o envolvimento e a participação constante de todos na tarefa de formação do profissional, com as características citadas no objetivo geral e metas do Curso. Os principais atores desse processo são os alunos, funcionários, professores e membros da comunidade externa à Faculdade. Portanto, é na operacionalização do Curso que, fundamentalmente, se encontra a fonte dos sucessos e insucessos dos objetivos propostos. A formação técnica e científica, oferecida aos alunos através das disciplinas, atividades complementares e estágios, exige que as mesmas sejam contextualizadas ou problematizadas e inter-relacionadas com as demais disciplinas do Curso, e mesmo, com as outras áreas do conhecimento, para que se tenha um aprendizado significativo e instrutivo, no sentido de permitir ao aluno uma visão global da sua formação. Além disso, para desenvolver a capacidade de aprender a aprender, deve-se estimular os alunos para que desenvolvam a capacidade de síntese, de distinguir os princípios fundamentais das informações complementares, de buscar as informações mais relevantes, possibilitando, assim, a educação continuada e tempo para o aprendizado das áreas humanas, fundamentais para a sua formação profissional integral.

Finalizando, entende-se que o Curso de Odontologia estará em constante aperfeiçoamento, ainda que existam apenas ações pontuais com intuito de solucionar alguns problemas, nem sempre com a visão sistêmica do ensino e nem com a participação e corresponsabilidade dos professores, alunos e funcionários; pois, ainda predomina a cultura ortodoxa de ensino centrada no professor e, portanto, isolado da sociedade, e cabendo aos alunos, neste modelo, o simples papel de acumulador de conhecimento não o de principal ator no processo de aprendizagem e ao funcionário um papel secundário.

Entende-se que os três segmentos devem estar totalmente integrados: ao professor, cabe o papel de orientador e estimulador da curiosidade do aluno por querer conhecer, por querer pesquisar; ao aluno, o de corresponsável pela aquisição e transformação da informação em conhecimento e este em saber; e ao funcionário, o apoio integrado e também corresponsável em todo o processo. Desta forma, pode-se ter como objetivo formar um profissional competente e cônscio de suas responsabilidades perante a sociedade, pois já ocorreu na sua formação, uma visão de micro sociedade, que é o ambiente da Faculdade, onde todos têm sua importância e participação.

 

Objetivos Específicos

 

E, como objetivos específicos, o Curso de Odontologia da FAIT, pretende:

- buscar a formação de recursos humanos que, apoiados nos conceitos, metodologias, teorias e cases da ODONTOLOGIA, contribuam para o desenvolvimento de diferencial, capital humano, com vistas a atender necessidades da sociedade atual;

- capacitar a organização e oferta de cursos, treinamentos, atividades de extensão, realização de pesquisas, encontros e workshops, bem como o estímulo às atividades inovadoras na área;

- capacitar sobre o processo de educação junto ao paciente, família, comunidade e equipe de saúde;

- compreender a saúde como decorrência das condições de vida e capacidade para desenvolver ação transformadora da realidade social do país, tanto para assistência odontológica individual como coletiva.

- contribuir com a formação cultural e educacional da população de Itapeva e região;

- estimular postura condizente com os princípios éticos e legais da profissão e consciência de seu papel como profissional cidadão;

- formar o Cirurgião Dentista para atuar como agente promotor da
saúde, com ênfase na prevenção e na manutenção da saúde bucal, promovendo a qualidade da assistência odontológica à comunidade, com amplo conhecimento da ciência odontológica, de suas técnicas operatórias, dos materiais empregados, das leis e ética que regem o exercício profissional, com habilidade técnica e conhecimento do exercício da profissão no âmbito privado e público;

- formar o profissional com alta capacidade técnico científica para prestação de assistência ao paciente nos diferentes níveis de atenção à saúde;

- formar profissionais capazes e aptos para compreender as questões científicas, técnicas, sociais e econômicas que circunscrevem a produção de serviços e de seu gerenciamento, observados níveis graduais do processo de tomada de decisões;

- fornecer consciência da necessidade constante de atualização de conhecimentos e de aperfeiçoamento profissional;

- integrar a Instituição com a comunidade local e regional, com vista a promover parcerias para criar ofertas de estágios e oportunidades de trabalho para os formandos;

- realizar pesquisa e análise que visem à adaptação do Curso à realidade local e regional, incluindo as melhores práticas.

 

Objetiva-se ainda, com a oferta e a implementação do Curso, contribuir e participar ativamente do desenvolvimento social sustentável, que engloba o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da comunidade local e por extensão da nação. Para isto, serão incorporados mecanismos didático-pedagógicos que possibilitem ao aluno ter:

- consciência plena de sua responsabilidade e papel social;

 

- sólida formação científica, técnica e humanística;

 

- visão sistêmica e integral do processo de aprendizagem;

 

- visão de interdisciplinaridade e não de conhecimentos estanques;

 

- atividades de aprendizagem contextualizadas e problematizadas;

 

- estímulos para desenvolver habilidades de empreendedor, de inovação, de trabalho em equipe, e de comunicação oral e escrita.

 


MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ODONTOLOGIA DA FAIT

 

 

A integralização do curso é de 4.200 horas, sendo que 3.200 horas se refere à parte formativa de disciplinas obrigatórias 160 horas de atividades complementares e 840 horas de Estágio Supervisionado. A matriz curricular foi reestruturada, buscando-se a integração dos conteúdos curriculares, favorecendo o desenvolvimento de habilidades mais coerentes com o perfil do egresso, conforme se observa nesta estrutura curricular:

 

 

1º SEMESTRE

DISCIPLINA

CH Teórica

CH Pratica

CH TOTAL

Anatomia Humana I

30

50

80

Bioquímica I (Bioquímica)

30

10

40

Ética, Sociologia e Antropologia da Saúde

20

0

20

Biologia Molecular (Genética e Biologia Molecular)

40

0

40

Histologia e Embriologia

40

40

80

Metodologia Científica

20

0

20

Microbiologia (Microbiologia e Imunologia)

40

20

60

Introdução à Clínica Odontológica I

10

10

20

TOTAL

210

90

360

 

2º SEMESTRE

DISCIPLINA

CH Teórica

CH Prática

CH TOTAL

Anatomia Humana II (Anatomia Bucomaxilofacial)

30

50

80

Anatomia e Escultura Dental (Anatomia Dental)

20

40

60

Bioquímica II

30

10

40

Odontologia Coletiva I (Odontologia em Saúde Coletiva I)

40

20

60

Histologia e Embriologia Bucodental

40

40

80

Microbiologia Aplicada a Odontologia

30

30

60

Introdução à Clínica Odontológica II

10

10

20

TOTAL

200

200

400

         

 

3º SEMESTRE

DISCIPLINA

CH Teórica

CH Prática

CH TOTAL

Pré-Clínica I (Dentística PC I e Materiais Dentários I)

80

40

120

Odontologia Coletiva II (Epidemiologia/Bioestat.)

30

10

40

Diagnóstico Bucal I (Semiol. Diagnóst. Clin. I/periodontia I)

50

40

90

Patologia Geral

30

30

60

Imunologia

40

20

60

Fisiologia Humana (do 2 semestre)

50

30

80

Bioética

20

10

30

TOTAL

300

180

480

 

 

4º SEMESTRE

DISCIPLINA

CH Teórica

CH Prática

CH TOTAL

Patologia Buco Dental (Cariologia e Patologia buco dental)

30

30

60

Pré-Clínica II (Dentística Pré-clinica II)

30

60

90

Psicologia Aplicada a Odontologia

40

0

40

Diagnostico Bucal II (Semiol. Diagnóst. Clin. II/periodontia II/Radiologia I)

50

30

80

Pré-Clínica III (Dentística I)

50

30

80

Farmacologia (Farmacologia I)

40

20

60

TOTAL

240

170

410

 

5º SEMESTRE

DISCIPLINA

CH Teórica

CH Prática

CH TOTAL

Pré-Clínica IV (Dentística II e Endodontia I)

40

60

100

Prótese Dentária I (Prótese Total e Parcial Removível)

60

120

180

Controle de Infecção

30

30

60

Clínica de Atenção Básica I (Clínica Integrada I)

30

90

120

TOTAL

160

300

460

 

6º SEMESTRE

DISCIPLINA

CH Teórica

CH Prática

CH TOTAL

Diagnóstico Bucal III (Radiologia II)

40

40

80

Metodologia Cientifica II

20

20

40

Clínica de Atenção Básica II (Clinica integrada II/Clínica cirúrgica I)

20

100

120

Pré-Clínica Infantil (Odontopediatria e Ortodontia I)

80

40

120

Prótese Dentária II (Prótese Fixa Convencional)

30

90

120

TOTAL

190

290

480

 

7º SEMESTRE

DISCIPLINA

CH Teórica

CH Prática

CH TOTAL

Clínica Infantil I (Odontopediatria e Ortodontia II)

 

60

60

Estágio em Clinica Integrada I (IM)

20

100

120

Odontologia Legal (Odontologia Legal e Deontologia)

40

20

60

Diagnóstico Bucal IV (Endodontia II)

30

30

60

Estágio em Odontologia Coletiva I (Odontologia em Saúde Coletiva IV) (EM)

40

20

60

TOTAL

130

230

360

 

8º SEMESTRE

DISCIPLINA

CH Teórica

CH Prática

CH TOTAL

Clínica Infantil II (Odontopediatria e Ortodontia III)

0

60

60

Estágio em Clínica Integrada II (Clinica Cirúrgica II/Clinica Integrada III) (IM)

20

140

160

Estágio em Odontologia Coletiva II (EM)

30

30

60

TOTAL

50h

230h

280h

 

9º SEMESTRE

DISCIPLINA

CH Teórica

CH Prática

CH TOTAL

Estágio em Clinica Integrada III (Clinica Integrada IV/clinica cirúrgica III) (IM)

20

130

150

Trabalho de Conclusão de Curso I

40

0

40

Estágio em Odontologia Coletiva III (EM)

20

40

60

Estágio Comunitário* (EM)

 

110

110

TOTAL

80h

280h

360h

 

10º SEMESTRE

DISCIPLINA

CH Teórica

CH Prática

CH TOTAL

Estágio em Clinica Integrada IV (Clinica Integrada IV/clinica cirúrgica III) (IM)

20

130

150

Estágio em Urgência em Odontologia (Urgência em Odontologia) (IM)

0

100

100

Estágio em Odontologia Coletiva IV (EM)

20

40

60

Orientação Profissional, Gestão e Planejamento Odontológico

60

0

60

Trabalho de Conclusão de Curso II

20

0

20

TOTAL

120h

270

390h

 

INTEGRALIZAÇÃO DO CURSO

CARGA HORÁRIA

Parte Formativa – Disciplinas

3200 horas

Atividades Complementares

160 horas

Estágio Supervisionado

840 horas

TOTAL

4200 horas

 

 

 

 

PERFIL PROFISSIONAL DO EGRESSO

 

Tendo em vista as demandas e expectativas relativas ao desenvolvimento do setor da saúde pública, bem como as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para os cursos de graduação em Odontologia, o perfil do aluno formado pela FAIT é o de um profissional de formação humanista com ênfase no respeito ao indivíduo e à sociedade, apto a realizar exame clínico e solicitar exames complementares para determinar o diagnóstico da saúde bucal do indivíduo e da coletividade, elaborar plano de tratamento adequado e executá-lo. Para isso deverá ter uma formação com conhecimento geral do corpo humano, sua anatomia e funcionamento, um conhecimento específico profundo das regiões de cabeça e pescoço, em especial da cavidade bucal e seus constituintes.

Conhecer as especialidades odontológicas, as doenças que acometem a cavidade bucal, suas manifestações e formas de tratamento para promover e/ou devolver ao indivíduo saúde e bem estar. Ter ciência das necessidades básicas de saúde bucal da população, das políticas públicas de prevenção e tratamento, ser capaz de elaborar planos de ação coletiva inseridos nas características da comunidade onde irá atuar. Também deverá ter conhecimento de gerenciamento de clínica privada, da legislação que rege o exercício profissional e consciência do seu papel na sociedade.

Levando-se em consideração as necessidades do País, bem como as peculiaridades socioculturais com quais irão se defrontar os futuros dentistas; dadas às circunstâncias da atual situação socioeconômica e sua projeção para os próximos anos; entendemos como necessário fornecer ao profissional egresso uma visão global da sociedade na qual irá atuar, e o papel por ele a ser desempenhado; devendo, também, ser enfatizados aspectos relativos as Políticas Públicas de Saúde e do Sistema Único de Saúde do país, bem como sobre a preservação do ambiente e a sustentabilidade, e às necessidades humanas e sociais.

A forma que se acredita mais adequada para responder a tais desafios é dar ao aluno uma formação generalista, suficientemente flexível para possibilitar uma fácil adaptação futura entre os diversos setores da Saúde e da Odontologia, evitando-se especializações excessivas; mas, proporcionando a possibilidade de aprofundamento de seus estudos em área na qual possua um maior interesse e afinidade.

Dentro desse panorama, deve-se formar um cirurgião dentista com conhecimentos, habilidades e competências que permitam decidir e atuar com segurança e propriedade na promoção da saúde e na prevenção para atender às necessidades sociais, mas que não seja um “operário da odontologia”, com mentalidade puramente tecnicista. Que seja um profissional capaz de interagir com a sociedade e que tenha capacidade de liderança e sensibilidade social. Que tenha uma vasta vivência clínica, com técnicas sofisticadas de cura sustentada por uma sólida base em ciências básicas. Que possa exercer a profissão em consultório privado, mas que se adapte a equipes multidisciplinares e serviços socializados.

 

 

Competências e Habilidades

 

 

 

 

 

 

 

 

O currículo do curso de odontologia tem como objetivo a formação de um cirurgião-dentista com o perfil de profissional integral, clínico generalista, integrante de equipe odontológica multidisciplinar, responsável pelo diagnóstico e planejamento integral das necessidades do paciente e capacitado a executar esse planejamento no que lhe compete pela sua formação; que seja capacitado ao trabalho em equipe com delegação de função para pessoal auxiliar; que tenha visão crítica que o capacite a atuar ao nível das necessidades globais da comunidade; que atenda ao paciente como uma unidade bio-psico-social; que faça da promoção da saúde o eixo condutor de sua prática profissional; que esteja capacitado a atualizar-se às novas necessidades da profissão, através de cursos e análise crítica de trabalhos científicos.

 

Assim, as informações relevantes contidas no Relatório Final de Pesquisa Estadual de Saúde Bucal SBSP 2015 foram consideradas para identificar as necessidades de tratamento da população dos municípios de abrangência da região do Sudoeste Paulista. Neste sentido, ressaltam-se a cárie dentária, a periodontite e a necessidade do uso de prótese superior e inferior.

 

Outras informações também foram importantes para caracterizar este perfil profissional, através de evidências da empregabilidade, tais como o perfil sócio econômico da população, o acesso e a utilização dos serviços odontológicos, o número de habitantes por cirurgião dentista, os impactos da saúde bucal nas atividades diárias dos indivíduos, além de informações disponíveis no DataSUS, através do Cadastro Nacional de Estabelecimentos da Saúde, que apontaram a região de abrangência de Itapeva, com mais de 230 estabelecimentos odontológicos, dentre eles 44 públicos, sendo 02 centros de especialidades odontológicas; 02 laboratórios de prótese dentária, 01 unidade odontológica móvel e 39 consultórios odontológicos de unidades da atenção básica; e 145 estabelecimentos privados, entre clínicas e consultórios isolados, no total de 17 municípios da região.

 

Assim, o profissional egresso do curso de Odontologia na FAIT estará inserido neste contexto, visando contribuir para a melhoria nas expectativas e demandas no setor da saúde bucal nesta região em que a IES está localizada, bem como as novas demandas apresentadas pelo mundo do trabalho, em prol do cuidado à saúde do indivíduo, da família e da comunidade. Para alcançar o perfil profissional desejado, a FAIT objetiva desenvolver no aluno as competências e habilidades gerais e específicas para realizar as ações do cirurgião dentista nos seus diferentes âmbitos de atuação, conforme competências e habilidades segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Odontologia.

 

 

Corpo Docente

Informações
Duração
5 Anos
Formação
Bacharelado
Turno
Diurno
Vagas
75

Portaria SERES nº 825 de 23 de Novembro de 2.018, publicada no Di&a

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