(15) 99806-3557 / 99806-3563
Graduação em

Farmácia

Clique aqui e inscreva-se!

Sobre o Curso

CURSO DE FARMÁCIA

 

O Curso de Farmácia da FAIT pretende formar o profissional farmacêutico generalista, humanista, crítico, reflexivo e investigativo, com competência técnico-científica, ético-política, social e educativa, consciente de sua importância no processo de construção de uma sociedade democrática, justa e igualitária. Para alcançar este perfil, o curso almeja desenvolver no aluno competências e habilidades gerais e específicas para o desenvolvimento das ações do farmacêutico nos seus diferentes âmbitos de atuação.

São mais de 80 atividades diferentes que o farmacêutico pode exercer, de acordo com o Conselho Federal de Farmácia (CFF), por exemplo, desenvolver, produzir, manipular e selecionar medicamentos, pesquisar e controlar a qualidade, assumir a responsabilidade técnica em farmácias, drogarias, indústrias, distribuidoras, hospitais e laboratórios de análises clínicas e toxicológicas, indústria alimentícia, outros produtos para saúde, cosméticos, atividade estética, atuar como professor ou pesquisador em universidades, agricultura, prevenção de pragas, órgãos públicos, unidades de saúde e de fiscalização são algumas das opções de áreas onde o farmacêutico pode trabalhar. Para mais informações pode-se acessar o link do CFF http://www.cff.org.br/pagina.php?id=87

A fim preparar seus alunos para o ingresso no mercado de trabalho, o curso de Farmácia da FAIT dispõe das modalidades de estágio supervisionado curricular obrigatório, previsto no projeto pedagógico e matriz curricular e também extracurricular, nas diversas áreas de atuação do farmacêutico, com suma importância na complementação de estudos, possibilitando a integração com prática profissional. Dispõe de orientação de docente capacitado para o acompanhamento das ações, além da supervisão dos farmacêuticos responsáveis dos estabelecimentos.

A instituição possui como campo de estágio a Farmácia Ensino, devidamente licenciada pela VISA local, com atividades de ensino, pesquisa e extensão para comunidade. O aluno tem contato direto com a manipulação e dispensação de medicamentos, atendimento de pacientes, além do campo para a elaboração de pesquisa científica.

A Farmácia Ensino está contemplada como Farmácia Viva, projeto social de assistência farmacêutica, baseado no emprego de plantas medicinais, desenvolvido no contexto do Arranjo Produtivo de Plantas Medicinais e Fitoterápicos, aprovado pelo Ministério da Saúde, com o objetivo de produzir medicamentos fitoterápicos para o município de Itapeva e referência para a região, promovendo o acesso da população aos medicamentos de forma gratuita. Possui Farmacêutico Responsável e técnico em farmácia, além de estagiários, com a supervisão dos farmacêuticos docentes orientadores de estágios da FAIT. São realizadas atividades de manipulação de fitoterápicos e chás, bem como a dispensação destes produtos e a realização de serviços farmacêuticos para comunidade, tais como o acompanhamento farmacoterapêutico de pacientes; atividades de educação em saúde; verificação de pressão arterial; realização de testes rápidos de determinação de glicemia capilar; verificação de temperatura corporal; verificação de parâmetros antropométricos, entre outros.

Além destas atividades, são realizadas atividades complementares, tais como, visitas técnicas em estabelecimentos de saúde para verificar o funcionamento e inserção do farmacêutico neste contexto; realização de eventos com a participação de empresas do ramo farmacêutico, Vigilância Sanitária e Conselho Regional de Farmácia, dentre os quais se pode citar as semanas acadêmicas com temas relevantes e atualizados, workshop de serviços e fóruns de discussão. Também possibilita o incremento nas ações de pesquisa, através da realização anual do simpósio, maior evento científico da região do sudoeste paulista.

Além disso, por meio de inúmeros projetos de extensão com a comunidade, são frequentemente realizadas atividades extracurriculares, indissociadas das atividades de ensino e de pesquisa, que permitiram a inclusão dos alunos na comunidade, contribuindo para transformação social e exercício da cidadania. Além de possibilitar maior preparo na prática clínica, atua na qualificação e produção acadêmica com foco na resolução de problemas comunitários e atendimento das questões sociais da comunidade a qual está inserida.

Atualmente, o desenvolvimento do projeto do Arranjo Produtivo de Plantas Medicinais e Fitoterápicos, no âmbito do curso de Farmácia, com a implantação da Farmácia Viva e do laboratório de chás está trazendo grandes benefícios tanto para instituição, aos professores e alunos, quanto para comunidade. Neste contexto, a FAIT, envolvida no processo de cultivo de plantas medicinais, manipulação e dispensação de fitoterápicos e chás, na Farmácia Viva, através de parceria com a Prefeitura Municipal de Itapeva, está oferecendo atendimento diferenciado e de qualidade aos usuários do SUS, além de contribuir com a formação de agentes transformadores da prática farmacêutica, através do aprimoramento técnico do aluno, aprofundando os conhecimentos teóricos em atividades práticas supervisionadas e integrando atividades de ensino, pesquisa e extensão, no contexto da prevenção, recuperação e promoção da saúde da comunidade itapevense, reconhecida importância no contexto regional.

 

ÚLTIMO CONCEITO DO CURSO NO MEC

Nota 4,0.

 

INFRA ESTRUTURA PARA O CURSO COM FOTOS

O Curso de Farmácia da FAIT dispõe da seguinte estrutura:

·         Laboratório de Bioquímica, Química e Bromatologia

·         Laboratório de Anatomia

·         Laboratório de Citologia, Histologia, Microbiologia e Parasitologia

·         Laboratório de Tecnologia de Alimentos

·         Laboratório de Farmacobotânica (Morfologia Vegetal)

·         Jardim agroecologico de plantas medicinais

·         Farmácia Ensino – Farmácia Viva: (1. Laboratório de Atenção Farmacêutica; 2. Laboratório de Semi-sólidos e líquidos; 3. Laboratório de Sólidos; 4. Laboratório de Homeopatia; 5. Laboratório  de Controle de Qualidade).

·         Laboratório de Análises Clínicas

·         Laboratório de Citologia e Histologia – Patologia

·         Laboratório de Semiologia e Diagnóstico Clínico

·         Laboratório de Semiologia e Primeiros Socorros

·         Salas de apoio de Informática

 

EXPECTATIVA SALARIAL AO FORMADO; JÚNIOR PLENO E SENIOR

De acordo com informações do Conselho Regional de Farmácia, disponível no site http://portal.crfsp.org.br/index.php/noticias/8747-piso-salarial-2.html, o valor do piso salarial no Estado de São Paulo é R$ 2.945,00 (mínimo) – com progressão dependendo da empresa e área de atuação.

 

CURSO DE FARMÁCIA – HORÁRIO DA COORDENAÇÃO

 

SEGUNDA-FEIRA

TERÇA-FEIRA

QUARTA-FEIRA

QUINTA-FEIRA

SEXTA-FEIRA

SÁBADO

MANHÃ

 

 

 

 

 

08:00 às 12:00

TARDE

13:00 às 17:00

13:00 às 17:00

13:00 às 17:00

13:00 às 17:00

13:00 às 17:00

 

NOITE

18:00 às 22:00

18:00 às 19:00

18:00 às 19:00

18:00 às 22:00

18:00 às 22:00

 

 

         Contato: (15) 3526-8888 ramal 122 – E-mail: farmacia@fait.edu.br

         Qualquer alteração será previamente comunicada

 

         REUNIÃO DE AMIS: 15/02; 15/03; 26/04; 24/05 às 18:30 - sala da coordenação

 

Horário

 Horário 2018/1 

 Horário 2018/2 

 

Cronograma de Aulas Práticas

 Planejamento de Aulas Práticas 2018/1

 

Provas

 Calendário de Provas Regimentais 2ºBIM, Substitutivas e Exames - 2018/1

 

Cronograma da Defesa Pública de TCC

 

DATA

HORÁRIO

ALUNO(A)

TÍTULO

ORIENTADOR(A)

EXAMINADOR(A) 1

EXAMINADOR(A) 2

Quarta-feira

20/06/18

19:15

 

Leandro de Mello Almeida

Intoxicação aguda por êxtase.

Prof. Esp. Pedro Luís Colturato

Profa. Esp. Nielse Cristine

Profa. Dra. Paula Fernanda de Lima

19:45

 

Tayrini de Almeida Machado

Atenção farmacêutica em portadores de diabetes mellitus.

Profa. Esp. Débora Donatto

Prof. Esp. Pedro Luís Colturato

Profa. Dra. Paula Fernanda de Lima

 

 

Estágio Supervisionado

 Manual do Estágiario.

 Regulamento de estágio do curso de farmácia.

 

Atividades Complementares

 Regulamento de Atividades Complementares.

 Portifolio de horas complementares 2018/1

 

Grades Curriculares

 

 Matriz Curricular 9 Semestres

 Matriz Curricular 10 Semestres

 

Projeto Pedagógico do Curso

 PPC/2018

 

 Portarias de Reconhecimento do Curso 01

 Portarias de Reconhecimento do Curso 02

 

Periódicos de Farmácia

 

Corpo Docente

Informações
Duração
5 anos
Formação
Bacharel
Turno
Dias de semana -noturno e diurno aos sábados.
Vagas
40 vagas anuais

Portaria MEC nº 3.917 de 14 de novembro de 2.005, publicada no Diário Oficial da União em 16 de novembro de 2.005.

FAEF FAIT FAIP Eduvale

Newsletter

Receba informativos e novidades em seu email


Fale Conosco

(15) 99806-3557 / 99806-3563
Copyright © 2017 GRUPO FAEF. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por StrikeOn.