(15) 99806-3557 / 99806-3563
Graduação em

Biomedicina

Clique aqui e inscreva-se!

Sobre o Curso

Forma de acesso ao curso

 

A forma de acesso ao curso de BIOMEDICINA da Faculdade de Ciências Sociais e Agrárias de Itapeva – FAIT é assegurada através de aprovação em Processo Seletivo - Vestibular, apenas para candidatos que tenham concluído o Ensino Médio ou Equivalente, de acordo com o inciso II do art.44 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394/96.

 

Processo Seletivo – Vestibular

 

Seleção e admissão ao Curso de Graduação em Biomedicina

 

O processo seletivo, segundo a legislação em vigor destina-se a avaliar a formação recebida pelos candidatos e a classificá-los dentro do estrito limite das vagas oferecidas, na graduação.

No edital de inscrição constam os cursos oferecidos, com as respectivas vagas, os prazos de inscrição, a documentação exigida, a relação das provas, os critérios de classificação e desempate e outras informações úteis.

Na ocasião do processo seletivo, a Faculdade tornará público:

- a qualificação do seu corpo docente em efetivo exercício nos cursos de graduação;

- a descrição dos recursos materiais à disposição dos alunos, como os laboratórios, computadores e acessos às redes de informação e acervo das bibliotecas;

- o elenco dos cursos reconhecidos e dos cursos em processo de reconhecimento, bem assim dos resultados das avaliações realizadas pelo Ministério da Educação;

- o valor dos encargos financeiros a serem assumidos pelos alunos e normas de reajuste aplicáveis ao período letivo a que se refere o processo seletivo.

O processo seletivo busca sempre abranger conhecimentos comuns às diversas formas de escolaridade do ensino médio, sem ultrapassar este nível de complexidade, sendo integrado por testes de múltipla escolha e por questões discursivas, que avaliem a reflexão crítica do candidato e sua aptidão para os cursos de graduação oferecidos pela instituição.

A classificação faz-se pela ordem decrescente dos resultados obtidos, sem ultrapassar o limite de vagas fixado, excluídos os candidatos que não obtiverem os níveis mínimos estabelecidos pela legislação vigente. A classificação obtida é válida para a matrícula no período letivo para o qual se realiza o processo seletivo, tornando-se nulos seus efeitos se o candidato classificado deixar de requerê-la ou, em o fazendo, não apresentar a documentação regimental completa, dentro dos prazos fixados.

Na hipótese de restarem vagas não preenchidas, poderá ocorrer novo processo seletivo ou nelas poderão ser recebidos alunos transferidos de outro curso ou instituição.

 

OBJETIVOS DO CURSO DE BIOMEDICINA DA FAIT

 

Objetivo Geral

Formar profissional Biomédico com sólida formação técnica, reflexiva e humanista, capaz de atuar em diferentes níveis da Saúde, assim como desenvolver e gerar conhecimento em áreas de inovação tecnológica voltadas para a área de saúde.

 

   Objetivos Específicos

●    Capacitar o discente para o desenvolvimento do senso crítico, da criatividade e da participação;

●    Capacitar o discente para atuar com ética na vida profissional;

●    Formar o profissional comprometido com a bioética;

●    Formar o profissional comprometido com o desenvolvimento sustentável da região centro-oeste do Estado de São Paulo, primando pela conservação do meio ambiente;

●    Capacitar o discente para reconhecer que todo o saber é resultado de um longo processo de construção do conhecimento, portanto, que a pesquisa e a extensão estão intrinsecamente relacionadas à atividade do biomédico;

●    Formar o profissional apto a trabalhar em equipe;

●    Capacitar o discente para atuar em diferentes ambientes profissionais;

●    Formar o profissional para atuar em todos os níveis de atenção à saúde bem-estar e qualidade de vida da população;

●    Capacitar o profissional para assumir toda a responsabilidade técnica de análises clínico-laboratoriais (realizar, interpretar, emitir laudos, pareceres, atestados e relatórios);

●    Buscar a formação de recursos humanos que, apoiados nos conceitos, metodologias, teorias e cases da BIOMEDICINA, contribuam para o desenvolvimento de diferencial, capital humano, com vistas a atender necessidades da sociedade atual;

●      Capacitar sobre o processo de educação junto ao paciente, família, comunidade e equipe de saúde;

●      Compreender a saúde como decorrência das condições de vida e capacidade para desenvolver ação transformadora da realidade social do país.

●      Contribuir com a formação cultural e educacional da população de Itapeva e região;

●      Formar profissionais capazes e aptos para compreender as questões científicas, técnicas, sociais e econômicas que circunscrevem a produção de serviços e de seu gerenciamento, observados níveis graduais do processo de tomada de decisões;

●      Fornecer consciência da necessidade constante de atualização de conhecimentos e de aperfeiçoamento profissional;

●      Integrar a Instituição com a comunidade local e regional, com vista a promover parcerias para criar ofertas de estágios e oportunidades de trabalho para os formandos;

●      Realizar pesquisa e análise que visem à adaptação do Curso à realidade local e regional, incluindo as melhores práticas.

 

Objetiva-se ainda, com a oferta e a implementação do Curso, contribuir e participar ativamente do desenvolvimento social sustentável, que engloba o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da comunidade local e por extensão da nação. Para isto, serão incorporados mecanismos didático-pedagógicos que possibilitem ao aluno ter:

- consciência plena de sua responsabilidade e papel social;

 

- sólida formação científica, técnica e humanística;

 

- visão sistêmica e integral do processo de aprendizagem;

 

- visão de interdisciplinaridade e não de conhecimentos estanques;

 

- atividades de aprendizagem contextualizadas e problematizadas;

 

- estímulos para desenvolver habilidades de empreendedor, de inovação, de trabalho em equipe, e de comunicação oral e escrita.

 

PERFIL PROFISSIONAL DO EGRESSO

 

O Curso de Biomedicina da FAIT, visa formar um profissional generalista, humanista, crítico, reflexivo e investigativo, com competência técnico-científica, ético-política, social e educativa, consciente de sua importância no processo de construção de uma sociedade democrática, justa e igualitária. O egresso do Curso de Biomedicina, estará, assim, apto atuar em todos os níveis de atenção à saúde com base no rigor científico e intelectual. Profissional este, capacitado ao exercício de atividades referentes às análises clínicas, análises toxicológicas, citologia oncótica, análises hematológicas, análises bromatológicas, análises ambientais, análises de bioderivados, análises por imagem, dentre outras, pautado em princípios éticos e na compreensão da realidade social, cultural e econômica do seu meio, dirigindo sua atuação para a transformação da realidade em benefício da sociedade. O profissional Biomédico deve estar capacitado a:

- desenvolver estratégias teóricas e metodológicas que permitam a superação dos limites da prática da profissão, questionando e tendo uma visão crítica da realidade e compreendendo os fatos sociais em constantes mudanças;

- fazer o gerenciamento e administração tanto da força de trabalho, dos recursos físicos e materiais e de informação, da mesma forma que devem estar aptos a serem gestores, empregadores ou lideranças na equipe de saúde;

- atuar nos níveis de atenção à saúde do ser humano, capacitado ao exercício de atividades referentes a clínica-hospitalar e análises especializadas, buscando através da metodologia analítica a prevenção, o rastreamento diagnóstico Clínico-Laboratorial de doenças, bem como subsidiar o desenvolvimento científico e tecnológico na área da saúde;

- Tomada de decisões, pois o trabalho dos profissionais de saúde deve estar fundamentado na capacidade de tomar decisões visando o uso apropriado, eficácia e custo-efetividade, da força de trabalho, de medicamentos, de equipamentos, de procedimentos e de práticas. Para este fim, os mesmos devem possuir habilidades para avaliar, sistematizar e decidir a conduta mais apropriada;

- estar aptos a assumirem posições de liderança, sempre tendo em vista o bem estar da comunidade. A liderança envolve compromisso, responsabilidade, empatia, habilidade para tomada de decisões, comunicação e gerenciamento de forma efetiva e eficaz.

Considerando o desenvolvimento de habilidades e competências desenvolvidas ao longo do Curso de Biomedicina da FAIT, os principais eixos para a formação dos egressos são as áreas de: Biomedicina Estética, Diagnóstico Clínico-Laboratorial, Bromatologia e  Acupuntura.

Na área de Biomedicina Estética, o biomédico esteta atua no cuidado da saúde, bem-estar e beleza do paciente, relacionando os melhores recursos para o bem do paciente, por meio de tratamentos que promovem a recuperação dos tecidos e do organismo como um todo.

Na área de Diagnóstico Clínico-Laboratorial, ele poderá atuar na gestão, tendo responsabilidade técnica em análises clínico-laboratoriais, citopatológicas, no controle de qualidade laboratorial, na emissão de laudos e na interpretação de exames.

O biomédico bromatologista pode realizar todos os procedimentos microbiológicos, físico-químicos, microscópicos e toxicológicos que envolvam as análises dos alimentos e água. Isso envolve o controle de qualidade, detecção de fraudes e contaminantes e cumprimento das legislações.

Por fim, na área de Acupuntura permite o biomédico atuar na promoção de saúde em pacientes com dificuldades motoras, decorrentes de problemas neurológicos, conseguindo alcançar a reabilitação, ou, ao menos, uma melhor qualidade de vida. Sobretudo no tratamento da dor, através de técnicas de acupuntura e algumas outras da Medicina Tradicional Chinesa.

 

Competências e Habilidades

 

 

 

 

 

 

 

Corpo Docente

Informações
Duração
4 anos
Formação
Bacharelado
Turno
NOTURNO
Vagas
100 anuais
Matriz Curricular

Portaria SERES nº 216 de 13 de maio de 2019, publicada no Diário Oficial da União em 14 de maio de 2019.

FAEF FAIT FAIP Eduvale

Newsletter

Receba informativos e novidades em seu email


Fale Conosco

(15) 99806-3557 / 99806-3563
Copyright © 2017 GRUPO FAEF. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por StrikeOn.